quarta-feira, julho 12, 2006

SENADOR CAPIXABA CONTRA A CRIAÇÃO DE ÁREAS AMBIENTAIS NA REGIÃO DO ES QUE DETÉM O MAIS RICO ECOSSISTEMA DE ALGAS DO BRASIL

Algumas coisas que acontecem no Espírito Santo são inexplicáveis. O senador Gerson Camata entrou em licença para assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento, Infra-estrutura e dos Transportes, que era ocupada pela sua esposa, a ex-deputada e ex-candidata a vice-presidente na chapa de José Serra, Rita Camata. Como Rita é candidada a deputada federal ela não poderia se manter no cargo. Difícil entender como alguém abre mão do cargo de senador para ser um secretário estadual, mas são coisas da política.

O problema é que, ao sair, Gerson Camata foi substituído pelo suplente Marcos Guerra, empresário do setor têxtil. Guerra, defendendo o empresariado, entrou ontem com uma contestação no senado contra a criação, por parte do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, de criação de duas áreas ambientais no estado: a Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz.

Essas áreas são visadas por indústrias extrativistas de calcário marinho, já que ali estão depósitos de algas calcárias (foto) que representam a maior biodiviersidade de algas da costa do Brasil. A exploração industrial destruiria todo o ecossistema com consequências gravíssimas para a região. Segundo ambientalistas a atividade mineradora causaria danos irreversíveis ao meio ambiente, à população, à pesca, e provocaria a extinção de espécies raras e erosão nas praias.

2 comentários:

leticia goncalves disse...

E como se não bastasse...O Senador Licenciado Gerson Camata, com apoio de nomes fortes na bancada Federal, como ACM,foi uma das primeiras vozes a se levantar contra a extensão da Zona de Amortecimento do Parque de Abrolhos.

Um dos entusiastas do contra é o também capixaba Senador João Batista Motta, que é sócio de uma empresa de criação de camarão (ou coisa parecida)que iria ter suas atividades prejudicadas com a extensão da área de proteção ao Parque.

Pra fechar com chave de ouro, Camata tem uma proposta: a aprovação de uma emenda que submete a criação de Unidades de Conservação ao Senado, para que decisões "prejudiciais", como o reforço à proteção de Abrolhos e a preservação dos espécimes de Santa Cruz, não sejam permitidas.

Sergio Denicoli disse...

O engraçado é que dos nossos três senadores em exercício no momento, apenas um foi eleito. Os demais são suplentes que "ganharam" o mandato. Aliás isso é uma festa. O suplente do senador Magno Malta, Xyco Pneus acaba de sair da prisão e já chegou a ocupar por uns tempos a cadeira de senador. Alguém sabe quem são os suplentes dos atuais canditados ao senado? Na campanhas ninguém fala nisso e ninguém mostra a cara dos seus eventuais substitutos.