domingo, julho 02, 2006

DECO E FELIPÃO: OS BRASILEIROS DA SELEÇÃO DE PORTUGAL

O verdadeiro fenômeno desta Copa é mesmo Luiz Felipe Scolari. O técnico conseguiu dar à seleção portuguesa o que faltou ao time do Brasil: garra, união e auto-confiança. Assim levou Portugal a uma semi-final após 40 anos e com grandes chances de chegar ao inédito título. Mas além de Felipão há outro brasileiro que defende as cores de portugal e é umas das principais peças da seleção lusitana: é o Deco (foto). Pra quem não o conhece aí vai a ficha:

Anderson Luís de Sousa, o Deco, nasceu em 27 de Agosto de 1977, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Começou a carreira nas categorias base do Corinthians, time pelo qual disputou a Copa São Paulo de Juniores, em 1994.

Depois foi transferido para o Nacional-SP, já como profissional. Voltou ao Corinthians, mas não teve muitas oportunidades. Foi então para o futebol Alagoano e, aos 19 anos, jogando pelo CSA, chamou a atenção dos portugueses do Benfica, que o contrataram.

Em Portugal passou também pelo Alverca, Salgueiros e Porto, onde ficou consagrado ao conquistar com o clube a Liga dos Campeões da UEFA e o Mundial Interclubes, em 2003. Foi então contratado pelo Barcelona.

Também em 2003, no dia 29 de março, Deco - já naturalizado português - foi convocado por Luiz Felipe Scolari para jogar um amistoso contra o Brasil. Na partida o jogador marcou o gol que garantiu a vitória de Portugal por 2 a 1. No Euro 2004 Deco brilhou, indo à final, mas o time perdeu o útimo jogo para a Grécia.

Felipão chegou a afirmar que quase convocou Deco quando estava à frente da seleção brasileira, o que acabou não ocorrendo, para sorte de Portugal.

Um comentário:

Anônimo disse...

os brasileiros na nossa seleção são uma vergonha. já ñ há orgulho nacional. no caso d nani é diferente pk cresceu cá´e td o k aprendeu foi em portugal.