sábado, julho 22, 2006

CURSOS DE JORNALISMO: POR TRÁS DAS GRADES

As mudanças ocorridas no mercado de trabalho e na própria concepção do fazer jornalístico têm se refletido nas universidades. A grade curricular dos cursos tenta se adequar às novas situações. Disciplinas que atendam às novas demandas são incluídas e a conciliação entre teoria e prática é uma preocupação constante.

É hoje muito amplo o campo de trabalho do jornalista (...) marca presença nas empresas de comunicação empresarial, que oferecem serviços integrados de imprensa, relações públicas, publicações (jornais, revistas, boletins, vídeos, cd-roms etc.). Ou nas assessorias de imprensa das mais diferentes organizações – governo, empresas, órgãos públicos, sindicatos, igrejas, partidos políticos, entre outras. (Texto extraído do site da Universidade de São Paulo-USP).

As disciplinas e oficinas que atentam para esse campo de trabalho são várias. Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) o currículo do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo foi remodelado em 2004. Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa são alguns tópicos dessa mudança. A USP conta com Gerenciamento de Empresas Jornalísticas. O jornalismo digital também é lembrado na maioria das grades curriculares, na Ufes o novo currículo trouxe Teorias e Práticas em Jornalismo Eletrônico - TV/ON LINE/CD.

Mas a associação teoria/prática, uma das questões que os novos currículos tentam suprir, ainda é difícil, uma vez que a universidade não pode reproduzir a rotina da prática do jornalismo.

Links para acessar a grade curricular de alguns cursos:

Faculdade Casper Libero

Faculdade de comunicação da Universidade Federal da Bahia

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade do Minho

Nenhum comentário: