sexta-feira, julho 28, 2006

EM TEMPOS DE GUERRA...

...afinal para quê serve a Organização das Nações Unidas?

Que organização?
Que nações?
Que unidas?

(Foto: Kofi Annan, secretário geral da ONU)

4 comentários:

Vitor Taveira disse...

ótimos questinamentos!
hahahha
seria cômico se não fosse tão trágico...

odete almerinda disse...

a ONU está condenada desde que o Conselho de Segurança tem 5 membros permanentes com direito de veto, ou seja, desde sempre! Ela só é eficaz com questôes "menores" (as que não afectam nenhum dos 5 )

Sergio Denicoli disse...

O sociólogo Manuel Castells tem uma opinião interessante sobre as guerras. Ele diz que conflitos que não envolvem diretamente as grandes potências tendem a se arrastar por anos, financiados pelos países que têm interesses nas respectivas regiões. Entre os exemplos que ele deu estão as guerras de Angola, da Bósnia e Irã-Iraque. Especificamente sobre o conflito Irã-Iraque, o sociólogo justifica dizendo que era bom para as grandes potências que os dois países ficassem enfraquecidos por causa do petróleo que possuem. Já guerras que podem colocar em risco alguma estabilidade das potências são guerras rápidas, instantâneas. As definições estão no volume I do livro "A Sociedade em Rede".

Vitor Taveira disse...

vale lembrar que os cinco maiores vendedores de armas do mundo são membros permanentes do conselho de segurança da onu...
nao seria entao um conselho de guerra?