quarta-feira, janeiro 31, 2007

Regras para redação jornalística na web ganham espaço em manual de jornal argentino

O jornal argentino La voz del Interior incluiu em seu manual de redação um capítulo dedicado a regras de escrita jornalística para a web. O veículo visa aplicar as normas em seu site. Esse é o primeiro diário a incluir o meio digital no livro de normas e estilo, segundo o e – periodistas.

O blog Jornalismo e Internet lembra outros exemplos que servem como referência quando se trata de normas de redação jornalística para a rede: o AP StyleBook, da Associated Press, além de livros especificamente voltados para normas de redação para web, como o Guia de Estilo Web, de Luciana Moherdaui, e o manual clássico da revista Wired.

Outro exemplo pioneiro foi o Manual de Jornalismo na Internet, criado online pelos professores Marcos Palacios e Elias Machado em 1996, que hoje continua disponível e oferece um panorama do jornalismo na web em seus primórdios, de interesse histórico.

2 comentários:

Sergio Denicoli disse...

Oi Letícia,

Muitíssimo interessante esse post. Fico feliz que esteja publicando com mais freqüência. Precisamos nos encontrar antes da minha volta para Portugal, que está marcada para o dia 1 de março. Vou tentar ir ao evento do Intervozes e, caso você também vá, trocamos umas idéias.
Ah! Temos mais uma colaboradora no blog. É a Flávia Delgado, que está em São Paulo. Em breve vou colocar um post anunciando a chegada dela.

Bjs

leticia goncalves disse...

Oi Sérgio,

Pois é, voltei à ativa, rs. Espero continuar a postar freqüentemente.

Gostaria muito de ir ao lançamento do livro do Intervozes, mas não sei se será possível.

Mas, a gente se esbarra por aqui, afinal isso é uma ilha! rs. Na verdade, li num material institucional da prefeitura de Vitória que a cidade é um arquipélago composto por 34 ilhas, além da parte continental.

De qualquer forma, a gente se vê.
E boas vindas à nova colaboradora.

Bjs.