quarta-feira, janeiro 17, 2007

Mercosul: uma nova política de comunicação

Está em discussão o desenvolvimento de uma política de comunicação em comum para os integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). A proposta foi apresentada por representates dos canais de rádios, TVs e jornais públicos dos países membros do Mercado Comum, que se reuniram em Buenos Aires e firmaram uma carta-compromisso que será apresentada na próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece no Rio de Janeiro, nesta quinta e sexta-feira.

A carta observa que o Mercosul não deve ser apenas um instrumento de integração econômica, mas também social, político e cultural. Nesse sentido, os meios de comunicação poderiam funcionar como fonte de divulgação das diferentes realidades e como fator de integração regional. Ainda segundo a carta, para isso ser colocado em prática é preciso "reconhecer as assimetrias existentes na infra-estrutura comunicacional entre os países do Mercosul, as quais devem ser contempladas no futuro plano de ação do bloco".

É um bom começo!

(Imagem: mapa do Mercosul)

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