sexta-feira, setembro 01, 2006

BELO PORTUGAL

Mesmo morando há dois anos em Portugal ainda me surpreendo com as belezas do país. Os portugueses têm verdadeiros tesouros culturais e um imenso potencial turístico ainda pouco explorado. Além da culinária rica e muito saborosa, que varia de acordo com cada região, existem algumas peculiaridades que fascinam. Nas aldeias por exemplo, nesta época sente-se cheiro de uvas. São raras as casas onde não há uma parreira que dará o fruto para a produção do vinho da família, uma tradição que se mantém forte até hoje.

Em Póvoa do Varzim, uma bela cidade de praia, há uma biblioteca (foto) de frente para o mar, com um bom acervo de livros. A biblioteca oferece um espaço só para as crianças com obras infantis, acesso à Internet e disponibiliza revistas e jornais do dia. Está sempre cheia. É uma boa idéia que merece ser copiada.

Outra coisa interessante em Portugal nesta época do ano são os festivais culturais que acontecem em muitas cidades e não apenas em Lisboa e no Porto. Em Guimarães, por exemplo, no centro histórico, em meio às construções medievais, são exibidos filmes ao ar livre.

Não haveria espaço neste blog para falar de todos os lugares que pude visitar em Portugal. O que posso aconselhar é que, assim que puder, venha conhecer este belo país. Cada cidade revela um conteúdo histórico impressionante que, muitas vezes, conta a nossa própria história.