segunda-feira, novembro 27, 2006

Defesa de mestrado: o Jornal Nacional e as tecnologias.

Defendi nesta semana minha dissertação do Mestrado em Informação e Jornalismo, feito pela Universidade do Minho, em Portugal. O tema: "O jornalismo internacional da TV Globo: as novas tecnologias e o agendamento do Jornal Nacional".

Fizeram parte da banca a minha orientadora, Dra Helena Sousa, o Dr. Manuel Pinto e a Dra Cristina Ponte.
Analisei o trabalho dos escritórios da Globo no exterior.

Cheguei às seguintes conclusões:

A tecnologia digital influencia em parte a notícia que chega ao telespectador. Ela proporciona que um assunto ocupe um espaço maior no noticiário, que tenha uma visão particular voltada para o público brasileiro. No entanto, não é fator suficientemente preponderante para levar aos telespectadores informações que eles só poderiam ter acesso com a presença do correspondente no país onde ocorre a notícia.

Notícias que não estão na esfera das discussões elaboradas pelo agendamento internacional, raras vezes são veiculadas. Isso ocorre porque, entre os valores-notícia do Jornal Nacional, está a relevância dada aos temas em veículos de referência e agências de notícias.

A tecnologia trouxe mudanças à forma de trabalho dentro do jornalismo da Globo, pois tornou o processo mais ágil e mais moderno em termos de velocidade e enquadramento da produção, dentro dos limites de tempo e espaço do Jornal Nacional.

Apesar da tecnologia ter acelerado o processo de construção do telejornal, ele ainda está preso a conceitos anteriores à era da digitalização.

A tecnologia muda a forma de elaboração do telejornal, permite uma melhor comunicação entre repórteres no mundo e editores na sede da emissora, mas não altera o tipo de notícia que chega ao telespectador.

(Foto: Daniela Bertocchi)

11 comentários:

vadio disse...

Força, Sérgio.
Estamos contigo.
Abraço,

luis

The unknown human who sold the world disse...

Q a força esteja contigo!!!!!

Na quarta eu dou os parabéns...hehe

Sergio Denicoli disse...

Oi Luis,

Obrigado por tudo.

The human,
Espero ansiosamente seus paranbéns!

Abraços

odete almerinda disse...

Vai-te à tese "como Santiago aos mouros".
:)

daniela bertocchi disse...

Mais uma etapa cumprida, amigo. Parabéns!
Nos vemos na defesa!

Helena Sousa disse...

Agora, que está concluído...
Parabéns, Sérgio!!!
Foi um prazer enorme ter trabalho consigo. Até sempre.
Um grande abraço,
Helena

Miguel... disse...

Antes de mais nada...Parabéns Sergão...Quer dizer Sergio isto agora que és possuidor de um grau de mestre pla mui nobre academia minhota é melhor tratar-te com o devido respeito! Pah a sério parabéns és daquelas pessoas que me habituei a ver na minha rotina e no meu dia a dia com quem me habituei a falar e a conviver eras amigos dos meus amigos agora és meu amigo tambêm!!! Parabéns Sergio!

Sergio Denicoli disse...

Oi professora Helena, só tenho a agradecer sua ajuda e sapiência, como escrevi na tese. O carinho de vocês me faz sentir em casa na Uminho.
Foi uma fase muito importante na minha vida e agora é recarregar as baterias pra voltar em março a todo vapor.

Abç

Miguel,
Amigos são nossas grandes conquistas. Ainda vai ter que me aguentar por muito tempo por essas bandas... rs
Abç

leticia goncalves disse...

Parabéns, Mestre!

Anônimo disse...

Fico tão feliz por vc, querido! Parabéns! Parabéns! Mais uma etapa conquistada! Quando puder, me mande alguns dos textos de sua dissertação para que conhecer melhor? Beijos, Carol.

clica no play disse...

para dar os parabens por esta etapa passada:)e exigir um exemplar de tese, com dedicatória. abraço portugues, até já