quinta-feira, maio 11, 2006

MERCADO PUBLICITÁRIO: O QUE A INTERNET ESTÁ MUDANDO

Um estudo da da PWC - PricewaterhouseCooper’s revela que a Internet está formando um novo consumidor que busca experiências personalizadas e interativas. Os dados foram publicados hoje no Diário Econômico. A PWC prevê que as tradicionais propagandas de 30 segundos vão desaparecer. Os anúncios deverão ser mais curtos e até mesmo multimarcas. É o chamado “MediaMarketplace”, que liga as mídias tradicionais - TV, rádio, imprensa - aos novos meios - internet, celulares, leitores de áudio e vídeo portatéis. A Internet desponta como o principal meio para a definição de públicos-alvo. Outras observações do estudo da PWC:

A consagração do Google - Até o final do ano o motor de busca Google deve se tornar o quarto maior angariador de publicidade do mundo. O Google vende publicidade através de palavras-chave nas suas pesquisas. Veja aqui como funciona o sistema.

A Coréia do Sul digital - O país é considerado o mais voltado para a convergência de mídias do planeta. Na Coréia do Sul os programas televisivos de maior sucesso são emitidos nos PC e telemóveis ao mesmo tempo que nas televisões. As gravadoras, para medirem o sucesso de uma banda, lançam os singles na internet antes de colocar o álbum no mercado.

Vê-se o que quer, a hora que quer - A estações norte-americanas disponibilizam as suas séries ou programas de maior sucesso através de serviços digitais de cabo, alguns até pela internet. Por apenas um ou dois dólares os telespectadores podem assistir e gravar os seus programas favoritos, memso que já tenham sido exibidos na televisão.
(Foto: Fundación Proa)

2 comentários:

leticia goncalves disse...

Interessante a mudança na linguagem publicitária.

No jornalismo a linguagem já vem se adaptando às novas mídias. Já não era sem tempo a publicidade embarcar também na história.

Vms ver no que vai dar a publicidade multimidiática...creio q seja ainda mt cedo para traçar perfis de linguagens...talvez seja cedo ainda até msm para fazer o mesmo com o jornalismo...mas a gente tem q começar d algum ponto né...
Vou ficar dando pitaco no q vier p aí...rs

Sergio Denicoli disse...

Já existem importantes estudos acadêmicos sobre as mudanças que a Internet tem provocado no jornalismo. Também há blogs que se dedicam a analisar o novo jornalismo, como o Intermezzo, o Código Aberto, o Ponto Media e o Jornalismo Digital. Eles estão na lista de links do Ponto de Análises. Abraço!