quarta-feira, maio 31, 2006

JORNALISMO ONLINE

A jornalista Daniela Bertocchi, professora de ciberjornalismo na Universidade do minho, recebeu em sala de aula o jornalista Luís Carvalho (foto), do jornal português Expresso. O convidado falou sobre jornalismo digital e sobre questões como reportagens multimídia, podcast e o mercado de trabalho sob a ótica das novas mídias.

Segundo Luís Carvalho é necessária "uma nova linguagem para os jornais online, não refém do papel, com autonomia narrativa, muito vídeo, fotografia, infografia e uma linguagem de escrita mais sintética, criativa, por vezes irreverente e inovadora. O online é um suporte que permite experimentalismo, laboratório, já que o público internatuta é mais aberto, mais cultura sms, mais interactivo. No papel, a publicação de uma notícia é um fim, na net é o início de uma discussão e desenvolvimento onde o usuário também participa."

Um comentário:

daniela bertocchi disse...

A conversa com o Luis foi rica. Precisamos mesmo manter firme a ponte entre a universidade e a realidade do mercado de trabalho. Tentaremos disponibilizar online, em video, os melhores trechos da palestra. Em breve. Abraços e obrigada!
Daniela Bertocchi
(http://www.bertocchi.info).