segunda-feira, maio 15, 2006

A IMPRENSA TEM UM PAPEL NO COMBATE À VIOLÊNCIA

Muitos jornais, blogs políticos, revistas e outros veículos de comunicação tentam fazer a violência em São Paulo uma questão "eleitoreira". Uns acusam o governo paulista do PSDB pelos ataques, outros dizem que o governo do PT investiu pouco em segurança. Onde está o debate sério sobre esses temas na imprensa? A culpa não é do PT, do PSDB ou de qualquer partido político. O problema é de toda a sociedade.

Todos temos responsabilidades sobre o que está acontecendo, afinal se o tráfico desafia o Estado é porque ele é financiado por um imenso mercado. Não cabe colocar a culpa em alguém, cabe trabalhar pela construção de um estado democrático sério e de credibilidade e o papel da imprensa é muito importante nisso. É preciso trabalhar com seriedade, mostrar iniciativas positivas, divulgar o trabalho de quem faz a diferença. Não é fazendo reportagens vazias, que pregam o caos que as coisas vão melhorar.

Certamente entre aqueles quase 600 parlamentares em Brasília há alguns que fazem coisas que merecem ser divulgadas, mas a agenda midiática ocupa-se apenas em reproduzir o que há de pior. Temos, como formadores de opinião, que apoiar e cobrar a aprovação de projetos importantes para o Brasil e não ocupar todos os noticiários apenas com politicagens de CPIs movidas pelo interesse e o jogo do poder pelo poder.
(Foto: Uol)

Um comentário:

Vitor Taveira disse...

"não há mais culpados, nem inocentes
agora todos irão pagar"

ah se todos os jornalistas fossem sensatos assim...