quarta-feira, julho 13, 2005

UM ESTATUTO ADOLESCENTE

O Estatuto da Criança e do Adolescente hoje completa 15 anos e, infelizmente, a repercussão disso na imprensa é mímina. Parece que o que está fazendo aniversário e é insistência dos jornalistas em ignorarem a existência dessa lei. Será que nós da mídia não devíamos ampliar o olhar quando tratamos de casos que envolvem adolescentes infratores? Será que não somos preconceituosos ao tratarmos do tema? O diretor da Revista Viração, voltada para adolescentes, acredita que sim. Em entrevista publicada no site www.fundabrinq.org.br, Paulo Pereira Lima, chama a atenção para a cobertura das rebeliões na Febem, em São Paulo, e a decisão do governador de mandar para cadeias públicas cerca de 240 menores. Para Lima, as matérias veiculadas não foram imparciais, algumas, inclusive, induziram o público a apoiar a redução da idade penal. No ES merece elogios a repórter da TV Gazeta, Aline Andrade, que desde o início da semana tem feito reportagens sobre o tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Renata, o problema todo está na chefia, que acha que adolescente só vende jornal se aparece em roda de funk ou então flagrado com bebida num desses eventos na Praça do Papa. A bem da verdade, poucos editores possuem uma boa agenda para lembrar essas datas e também para planejar. Se for bem pensado e com antecedência, é possível fazer excelentes reportagens, com motes que vendem jornal. Mas se for na correria (de uma semana para a outra - isso já é correria), na baso do "vamos fazer um registro", nunca sairá nada que preste.
Eu ando meio afastada, estudando aqui em Portugal, mas estou adorando o blog e qualquer hora dessas mando material pra vcs. Beijo.
Erika Santos