sábado, outubro 08, 2005

COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA


Público atento, debates importantes e a certeza de que, apesar da língua portuguesa ser comum entre os países da lusofonia, as diferenças culturais tornam o espaço lusófano fragmentado. Esse foi o tom dos debates e exposições do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia, realizado pela Universidade do Minho. A Universidade mantém, sob a coordenação da professora Helena Sousa, o "Projecto Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono", uma iniciativa que envolve pesquisadores de diversos países e que tem como objetivos principais mapear estruturas, identificar centros de produção, estudar atores políticos e sociais no espaço lusófono, analisar representações sociais e níveis identitários, além de descobrir o papel da língua portuguesa e das normas linguísticas na formação de uma identidade lusófona. Hoje o português é falado por aproximadamente 200 milhões de pessoas e é a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.

2 comentários:

Helena Sousa disse...

Caro Sérgio,
fico muito grata pela atenção que deu ao Congresso 'Comunicação e Lusofonia'. Foi uma excelente cobertura. Muito obrigada e Parabéns pelo blogue!
Um grande abraço,
Helena Sousa

Sergio Denicoli disse...

Eu que agradeço a oportunidade de porder participar do Congresso e absorver conhecimentos tão importantes para nós que fazemos parte do mundo lusófono.