terça-feira, maio 29, 2007

Joost: o sinal de TV que vem da Internet

O Joost, a plataforma para TV via Internet desenvolvida pelo mesmo programador que criou o Skype e o Kazaa, parece estar se distanciando dos concorrentes. A companhia já fechou acordos com mais de 150 redes de língua inglesa e está em conversas com canais de televisão em espanhol.

O Joost também recebeu um investimento de US$ 45 milhões, feito por um consórcio de cinco companhias, incluindo o canal americano CBS e o conglomerado de comunicações Viacom, dono da MTV.

Segundo o Portal Medialess, representantes da empresa anunciaram que o serviço entra em operação de forma efectiva a partir de junho, quando a nova plataforma deverá apresentar canais de todo mundo.


Fonte: www.tvdigital.wordpress.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado, o Joost não é IPTV. São tecnologias diferentes. Veja a definição de ambos na Wikipedia.

Sergio Denicoli disse...

O Joost utiliza a tecnologia IPTV, dentro do conceito de P2P. Caso tenha dúvidas, veja os seguintes sites:

http://www.estadao.com.br/tecnologia/internet/noticias/2007/abr/18/246.htm

http://www.medialess.com.br/?cat=17

http://www.techbits.com.br/2007/02/09/joost-revolucao-na-tv/

Abç

Anônimo disse...

No meu entender, IPTV é uma tecnologia basicamente a ser disponibilizada por operadoras de Telecom. São necessários equipamentos especiais para sua viabilização.

Enquanto que o Joost seria classificado como "Internet television", é algo que utiliza
a Internet de forma mais genérica:

Veja por exemplo:

http://www.estadao.com.br/tecnologia/telecom/noticias/2007/fev/18/96.htm

http://www.masternewmedia.org/2005/06/04/iptv_vs_internet_television_key.htm

Sergio Denicoli disse...

Pelo que percebo, e confirmo por meio de um dos sites que sugeriu, a Internet Television disponibiliza um canal direto com o usuário, como ocorre, por exemplo, com o YouTube. Já a IPTV é um pacote fechado, como o das TVs a cabo. O Joost é um pacote fechado, no entanto sua principal fonte de renda é a publicidade e não a subscrição.

Mas, de qualquer forma, como minha área de estudo é a TV digital terrestre, não quero cair no senso comum e confesso que realmente fiquei em dúvida. Vou contactar pessoas com um conhecimento específico nessa área para que não pairem questionamentos. Assim que obtiver explicações concretas prometo postar aqui.

Agradeço muito sua participação no blog e a sua interferência, que suscita uma dúvida muito coerente e propícia ao que o Ponto de Análises se propõe a discutir.

Cordial abraço.

Anônimo disse...

Veja essa monografia sobre IPTV:

ftp://ftp.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/06_05_rodrigues.pdf

IPTV, apesar de ser provido por operadoras de telecom ou cabo (portanto de acesso mais restrito), é aberto no sentido que existe padrões e protocolos bem definidos, por exemplo pela ITU. No Joost, o acesso é mais amplo, mas o protocolo é proprietário. Joost está para IPTV assim como Skype está para o VoIP.

Sergio Denicoli disse...

Li o estudo que indicou, mas não achei referências ao Joost.

Abç

Anônimo disse...

A monografia é de fevereiro de 2006, o Joost parece ser mais recente.
Abraços