terça-feira, fevereiro 06, 2007

A Voz do Brasil: lagosta desbanca Congresso Nacional

O Observatório da Imprensa acaba de publicar um texto que escrevi a respeito da edição da Voz do Brasil do dia 01 de fevereiro, quando deputados e senadores eleitos no último pleito tomaram posse e elegeram as mesas diretoras da Câmara e do Senado.

O artigo, intitulado Voz do Brasil: Informação tropeça na burocracia, faz referência ao pouco destaque dado pelo mais antigo programa de rádio brasileiro ao importante fato político, que teve menos repercussão do que a proibição da pesca da lagosta. Abaixo transcrevo um dos trechos do texto:

"Houve um distanciamento do ouvinte porque o programa não escapou à burocracia que envolve a máquina pública. E a referência aqui não é ao conceito pejorativo de burocracia, mas à sua própria formulação teórica – elaborada por um dos pais da sociologia, o alemão Max Weber –, que prevê o funcionamento de órgão públicos dentro de regras definidas que não podem ser alteradas. Um veículo que se propõe a fazer jornalismo necessita priorizar o benefício da informação para as respectivas audiências e não pode estar fechado dentro de conceitos burocráticos."

Nenhum comentário: