Os e-books, livros digitais, possibilitam a leitura via web ou o download para os usuários da rede. Os e- books “publicados” sem a licença das editoras, disseminam, além da leitura, a polêmica.
As entidades dedicadas à proteção dos direitos autorais tentam reprimir a prática, já os internautas agradecem os livros grátis.
Sites como o PDL (Projeto Democratização da Leitura), disponibilizam muitas publicações sem licença a partir da colaboração de usuários cujo trabalho, assim como os livros, é de graça.
A experiência do PDL é similar a de sites de compartilhamento de arquivos diversos e à da Web 2.0, em que a colaboração e a solidariedade são os pontos fortes, além da produção de conteúdo e a disseminação de informações.
Há sites também que são abrigados em portais oficiais, de órgãos governamentais ou universidades, como o Domínio Público, do governo brasileiro.
A literatura lusa tem seu espaço no Projecto Gutenberg e ainda em outros endereços, ao alcance de um click.
Com licença ou não, os livros digitais democratizam a leitura, ao menos para aqueles que têm acesso à internet.
A leitura em frente ao PC ainda estabelece uma nova relação com o texto e pode um dia, quem sabe, substituir as páginas em papel e o cheiro de poeira do bom e velho livro.
(imagem: www.e-book.com.au )
3 comentários:
É a nova xerox virtual.
This article is a mind opener.
This article is a mind opener.
Free ebooks
Postar um comentário