Li um das mais bem feitas análises sobre o tratamento que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vem tendo da imprensa. O artigo é de autoria de Muniz Sodré (foto) e está publicado no Observatório da Imprensa. O sociólogo afirma, nas entrelinhas, que a imprensa está cega em relação à Chávez e, por isso, mal informada. Isso geraria reportagens descontextualizadas e, portanto, parciais. Sodré diz:
"Na verdade, a imprensa vem informando o seu público mais sobre a imagem de Chávez do que sobre a realidade do relacionamento político entre o governante e seu povo – ou entre ele e os outros governos da América Latina.
É uma imagem problemática, sem dúvida, diante das exigências oblíquas de ajustamento das aparências políticas à lógica do neoliberalismo galopante. É uma imagem estatista, emocional, retrô, demodée.
Ele a reforça com uma retórica desse calibre, embora nem melhor nem pior do que os discursos de Bush, Blair e quejandos. Demonizá-lo, porém, é incorrer jornalisticamente na retórica enviesada da desinformação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário