terça-feira, fevereiro 14, 2006

NOSSO LEITOR EM CUBA

Agradeço ao leitor Carlos Alberto Santos, que está em Cuba, por ter se identificado. Ratifico o convite para que seja colaborador do Ponto de Análises. De qualquer forma o Carlos já possui um blog, o Desafortunadamente Cubano, onde escreve sobre política, comunicação, música, literatura e nos dá uma visão particular de Cuba, de quem está dentro. Ele vive em Guantánamo e não em Havana, ao contrário do que dizia o motor que mede nossas estatísticas. Mas o sistema tem um boa desculpa para o erro geográfico: é norte-americano.

3 comentários:

Anônimo disse...

hahahahh... Sérgio, seu blog está cada vez mais legal de ler, ainda mais quando você une notícias interessantes com o seu senso de humor. Adorei o comentário sobre o "erro geográfico". Bienvenido Carlos Alberto Santos en tierras "digitales" brasileñas, portuguesas, cubanas... etc!

Sergio Denicoli disse...

Obrigado Carol! Espero que continue colaborando. Bjs

Anônimo disse...

Olá Sérgio,

Sinto-me sinceramente honrado em ter um link p/meu blog no teu excelente Ponto de Análises.
Infelizmente a repressão cubana atuou forte dias depois que me identifiquei aqui em seu blog e cortou meu acesso a diversos sites, entre eles o teu, o do meu blog e do blog.uol.com.br e portanto fui impedido de atualizá-lo desde então.
Neste meio tempo também recebi 2 ameaças, uma através do meu provedor por não estar seguindo o código de conduta estabelecido no contrato e outro de alguém que creio ser do MinInt (Ministério do Interior, responsável pela segurança interna e controlador da polícia, bombeiros e polícia secreta cubana, a G4), em que me enviou secamente apenas o texto de uma lei. Para um bom entendedor, um pingo é letra.
Quanto aos meus acessos, eu fiz uma lista de alguns sites que tive/tenho o acesso bloqueado. O bloqueio acontecia através do router do provedor, aonde eu conseguia enviar o pedido de pacotes mas o seu recebimento era bloqueado aqui, deixando então a impressão de que o site estava indisponível no momento (o que sei que não era).
Neste meio tempo, conseguia ler estas páginas utilizando o que chamamos de “proxy weaver”, que aonde vamos à uma página na internet que faz a navegação por você e nenhuma das ocorrências de navegação passam pelo provedor do usuário e sim pelo servidor da páginas. Infelizmente, por este modo não é possível comentar mensagens e nem navegar em páginas c/determinadas formatações.
Extranhamente entretanto, neste fim de semana último precatei-me que a navegação havia sido desbloqueada p/alguns sites, inclusive o teu e o do meu blog. Não sei o que farei ainda c/o meu blog, pois temo pela segurança de minha esposa que infelizmente é cubana, além do bem estar do meu filho. Pretendo passar umas duas semanas analisando como será o comportamento do meu provedor neste meio tempo.
Ah, e sobre o “erro” do medidor de estatísticas do teu site, ele na verdade está certo. Acontece que toda a rede de internet em Cuba está centralizada em Havana, pois assim consegue-se ter um melhor controle dos internautas locais c/menor utilização de recursos além de evitar a duplicação de esforços e infra-estrutura. Assim qualquer requisição minha irá sempre p/Havana, e o router do meu provedor irá decidir o que fazer c/aquele pedido (se bloqueá-lo imediatamente, bloquear a resposta ou liberar completamente).
Saudações desde Guantánamo;

Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos