sexta-feira, setembro 14, 2007

Jornal gratuito na lógica dos blogs


Portugal ganhou mais um jornal gratuito. A moda virou febre no país, que agora já tem 4 diários que são oferecidos à população nos terminais rodoviários, metrôs, estações de trem, etc.

O último a ser lançado foi o Global Notícias, do grupo Controinveste, que já publica os jornais pagos 24 Horas, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

A novidade do novo gratuito é que ele faz propaganda para os demais jornais do grupo, em uma lógica de jornalismo em camadas, que é a mesma dos blogs. Ou seja, o jornal dá pitadas de informação e anuncia que em alguma outra publicação paga do grupo o leitor poderá ler a notícia mais completa.

Segundo fala Marisa Torres Silva, no blog Jornalismo e Comunicação, sobre a primeira edição do jornal, lançado na segunda-feira, "o tema de capa deste primeiro número, sobre o caso Maddie, desenvolvido nas páginas interiores, contém uma referência muitíssimo interessante: 'saiba mais num especial de sete páginas, hoje com o DN'. Se há quem pense que os gratuitos tiram leitores aos jornais pagos, o Global Notícias inverte aqui, por completo, essa ideia".

Um comentário:

josécarlosbragança disse...

É com alguma curiosidade que espero para ler este novo diário - já diz o povo e (bem): se é gratuíto nós lemos e gostamos.
A ser assim, não parece levantar-se aqui uma questão: qual o preço que pagamos para nos informarmos???
Contudo, parece que, ainda hoje existem monopólios de informação. LOl
Terá a população portuguesa dinheiro para comprar um jornal diariamente?
Se não o tiver, então parece que estas iniciativas são louváveis. Todavia, será que por ser gratuíto o jornal perde valor perante os ditos jornais pagos?
Segunda veremos.