quinta-feira, julho 19, 2007

Tragédia da TAM: uma cobertura histérica

A tragédia com o avião da TAM, em São Paulo, tem sido considerada por muitos a redenção do Brasil ao jornalismo cidadão. Vídeos e fotos feitos por pessoas comuns estão sendo publicados em vários veículos tradicionais. Mesmo aqui em Portugal, os telejornais têm mostrado imagens amadoras, postadas no YouTube.

Mas é preciso considerar alguns pontos e o principal deles é histeria presente na cobertura da mídia brasileira. Já falei sobre isso em relação às matérias referentes aos escândalos de corrupção e agora o desespero pela notícia volta à tona.

A Globo, no Jornal Nacional, achou até a causa do acidente, dizendo que o "o avião derrapou na pista e depois bateu".

O UOL publicou uma imagem enviada por um internauta que, na verdade, era uma montagem, como podemos ver abaixo. O pior é que a correção foi feita também por um internauta.
Fotomontagem:

Foto original:


Há ainda rumores sobre a histeria de muitos repórteres ávidos por acusar alguém ou encontrar uma causa para a tragédia. Com total despreparo, eles acabam fazendo perguntas imbecis, sem propósito e burras, durante as importantes entrevistas coletivas, que deveriam servir para divulgar dados e a posição dos atores envolvidos no caso.

É um jornalismo cansativo, despreparado e mal feito. O que nós queremos, como consumidores de notícia, é uma informação correta e não um show pirotécnico.

Vale destacar aqui a excelente análise das coberturas que o blog Intermezzo vem fazendo.

Um comentário:

Fabio disse...

Haha! O pior foi quando o Bonner disse que o avião tentou pousar mas não conseguiu, então tentou arremeter e foi aí que ele se espatifou contra o prédio. Sim, ESPATIFOU! Não pude crer (nem parar de rir, claro).