terça-feira, julho 03, 2007

Memória da TV: o humor

O humor sempre foi uma marca da televisão brasileira, que influencia toda a produção ficcional como novelas e até a publicidade.

O primeiro humorístico televisivo do Brasil foi ao ar em 1950, na TV Tupi. Era o Rancho Alegre, com Mazzaroppi, que também foi o pioneiro na rádio brasileira, tendo começado a ser transmitido em 1946.

Em 1957, na TV Paulista, estréia um dos maiores sucessos do gênero: o Praça da Alegria (foto), com Manoel da Nóbrega, que depois se transformaria em A Praça é Nossa, com grande audiência no SBT.

Como não havia vídeo tape, o programa inicialmente era transmitido ao vivo e os personagens entravam e saiam de cena como no teatro, enquando o apresentador ficava sentado em um cenário fixo, que imitava uma praça. Ali ele conduzia os diálogos e os atores contavam suas piadas.

A grande revolução do humor televisivo ocorreu quando foi possível gravar os programas. A inovação começou na TV Rio, em 1960, quando Chico Anísio deixou de transmitir o programa Chico Anísio Show ao vivo e passou a utilizar o vídeo tape. Com produção de Carlos Manga, a atração passou a ser editada, o que permitiu a criação de novos quadros, a utilização de diversos cenários e piadas mais arrojadas, com mais recursos.

A partir daí foram criadas muitas fórmulas, como o revolucionário TV Pirata, da Globo, que estreou em 1988, com um humor satírico e escrachado. Entre os roteiristas do TV Pirata estavam integrantes de um outro grupo de humor, surgido em 1978 , na Universidade Federal do Rio de Janeiro: o Casseta Popular, que começou como fanzine, passou a tablóide, revista e, em 1990, já como Casseta & Planeta, estreou na televisão. Os integrantes fizeram a cobertura do carnaval para a Rede Globo. Em 1992 entraria no ar o Casseta & Planeta Urgente, com um forte componente de crítica política.

Mas o humor e o jornalismo no Brasil já estavam casados mesmo antes do Casseta & Planeta fazer a cobertura do carnaval. Um dos motores para essa fusão foi o programa Fantástico, também da Globo, que estreou em 1973, já tendo humoristas em seus quadros. Uma tendência que se mantém até hoje.

Mas, a minha preferida no mundo do humor na televisão é Regina Casé, que começou no teatro, atuou na TV Pirata e comandou programas que mostravam informações culturais, pitorescas e folclóricas de forma muito bem humorada, como o Programa Legal, Brasil Legal e Muvuca.

Vamos rever hoje um quadro muitíssimo divertido, exibido no Muvuca, onde os irritantes atendimentos telefônicos das empresas são retratados de forma hilária. É pra morrer de rir!


Nenhum comentário: