quarta-feira, julho 11, 2007

Memória da TV: publicidade


Ao contrário dos países europeus, onde a televisão nasce no formato estatal, a televisão brasileira já começa de forma comercial, privada. A primeira emissora do Brasil, a TV Tupi, surgiu com o patrocínio de cinco empresas: Sul América Seguros, Antarctica, Moinho Santista e empresas Pignatari.

Como não havia o vídeotape, os comerciais eram ao vivo e muito descritivos. Era preciso apresentar e ensinar como usar determinados produtos. Os intervalos, por vezes, demoravam até 30 minutos e tapavam buracos na programação até que o próximo programa a entrar no ar estivesse pronto.

Em 1961, uma lei limitou os intervalos em no máximo três minutos. Em 1962 a publicidade na televisão já movimentava mais verbas do que nos jornais e, em 1974, a TV já era responsável por um mercado publcitário maior do que o de todas as outras mídias juntas.

Vamos recordar alguns comerciais que fizeram história em cada década da televisão. Da década de 50 selecionamos uma propaganda das Casas Pernambucanas. Dos anos 60, uma excelente peça da Volkswagen sobre o fusca e a Kombi, usados até pela polícia! Nos anos 70 os shampoos Colorama fizeram a cabeça das mulheres. Nos anos 80 Fernandinho ficou imortalizado com as camisas UStop. Nos anos 90 os mamíferos da Parmalat fizeram muito sucesso. Já no século XXI a publicidade é global e o mesmo comercial pode ser exibido em vários países, mudando apena so idioma, como foi o caso da propaganda da Coca-Cola para a Copa de 2006. Vamos recordar! (Foto: Imagem do Dia)

Anos 50: Casas Pernambucanas




Anos 60: Volkswagen




Anos 70: Shampoos Colorama




Anos 80: Camisas UStop




Anos 90: Parmalat



Século XXI: Coca-Cola

Nenhum comentário: