quarta-feira, novembro 30, 2005

OBRA DE FERNANDO PESSOA VIRA DOMÍNIO PÚBLICO

Hoje é o aniversário de 70 anos de morte de um dos maiores poetas da história da literatura mundial: o português Fernando Pessoa. Ele deixou um espólio de 26 mil papéis, folhas soltas e textos datilografados, poemas publicados em revistas, e o livro "Mensagem". De acordo com a lei do direito autoral, após 70 anos de falecimento dos autores as obras se tornam domínio público. Leia mais sobre o assunto aqui.

JORNALISTAS DO JB COM ESPAÇO PARA EMITIR OPINIÃO

Está no ar o JBLOG, um espaço virtual do Jornal do Brasil, onde os repórteres e editores podem mostrar seus pontos de vista. Em formato de blog, o site tem como proposta levar aos leitores as entrelinhas das reportagens e permitir que os profissionais façam suas críticas. Muito à frente isso!

ELE MERECE!

Não sou a favor de agressões físicas, mas que a cena do deputado José Dirceu levando bengaladas de um senhor de 67 anos foi impagável, ah isso foi! (Foto: Uol)

IMPRENSA ACOMODADA

Quase 30 milhões de reais foram desviados da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, por políticos que apóiam o governo e exercem plenamente mantatos parlamentares e em prefeituras, mas a imprensa capixaba trata o assunto como um fato comum. Enquanto os grandes jornais brasileiros investigaram - e investigam - cada linha e cada envolvido no escândalo do mensalão, informando o povo brasileiro, o jornalismo capixaba se reduz a produzir coisas muito aquém da capacidade dos profissionais do estado. As matérias que saem seguem a agenda oficial e ponto. A exceção é da colunista Andréia Lopes, do jornal A Gazeta, que tem uma crítica embasada e coerente. Depois reclamam que perdem leitores.

terça-feira, novembro 29, 2005

PRESIDENTE DA FRANÇA QUER MINORIAS NA TV

O presidente da França, Jacques Chirac (foto), se reuniu com representantes de canais de TV franceses para pedir que eles exibam uma "maior diversidade étnica" nas programações, como ocorre nos Estados Unidos, onde funciona um sistema de cotas. Chirac reconheceu que árabes, negros e seus descendentes - que são cidadãos franceses - têm sido excluídos. A reunião ficou mesmo só na conversa, mas o preconceito continua forte. (Foto: RNW)

DADOS SOBRE CINEMA NO BRASIL

Apesar do sucesso do longa brasileiro "2 Filhos de Francisco" - assitido por 5,3 milhões de pessoas este ano e líder do ranking de filmes mais vistos no país - o público que consome cinema no Brasil diminuiu. A redução foi de 24% de janeiro a outubro em comparação com o mesmo período no ano passado. Os números são de uma pesquisa feita pela revista eletrônica "Filme B".

DADOS SOBRE CINEMA NO BRASIL II

"2 Filhos de Francisco" na verdade salvou o cinema nacional, que teve a fatia de mercado diminuída de 15% para 13%, perdendo o já reduzido espaço, para os filmes estrangeiros. Já nas bilheterias, a queda de espectadores das produções brasileiras foi de 36%. Ou seja, o longa que retrata a vida da dupla de cantores Zezé de Camargo e Luciano foi responsável por metade do público que consumiu cinema brasileiro. Agora é esperar os lançamentos de dezembro para ver se os dados melhoram.

segunda-feira, novembro 28, 2005

JORNALISTAS APÓIAM SUSPENSÃO DO PROGRAMA DE JOÃO KLÉBER

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo se posicionou a favor da suspensão do programa Tardes Quentes, apresentado por João Kléber, na "Rede TV!". No informativo publicado pelo sindicato - que recebi hoje - a principal reportagem intitulada "Vitória do respeito aos direitos humanos" ressalta um trecho da liminar expedida pela justiça que diz: "o programa de João Kléber adotava atitudes claramente depreciativas, preconceituosas e deturpadas de estereótipos de minorias, tais como homossexuais, idosos, mulheres, deficientes físicos e crianças". (Foto: Imprensanet)

CASO JOÃO KLÉBER II

A suspensão do Programa de João Kléber foi pedida pelo Ministério Público Federal e outras seis entidades civis. A justiça acatou o pedido, no entanto a "Rede TV!"descumpriu a decisão. Por isso a emissora foi tirada do ar por 25 horas, só voltando após assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, comprometendo-se a pagar multa de 400 mil reais por danos morais causados à sociedade, e mais 200 mil reais para custear programas educativos sobre os direitos humanos.

CASO JOÃO KLÉBER III

Os programas educativos serão exibidos na "Rede TV!" de segunda a sábado, de 5 de dezembro a 13 de janeiro, das 17h às 18h30 - horário em que passava o Tardes Quentes. Quem tiver material televisivo de qualidade sobre o tema e quiser exibir dentro dessa grade, deve enviar um email para direitosderesposta@intervozes.org.br. Mais informações aqui.
Esta foi a primeira vez na história da televisão brasileira que uma emissora saiu do ar por causa do conteúdo de um de seus programas de entretenimento.
Em Portugal o apresentador tem um programa na TVI chamado Fiel Ou Infiel (foto). Nos mesmos moldes do Tardes Quentes, a atração mostra cenas picantes entre homens e mulheres que, teoricamente, estariam traindo seus parceiros.

MÚSICAS NA INTERNET: A BRIGA PELOS DIREITOS AUTORAIS

Uma decisão judicial, em um processo movido por grandes gravadoras mundiais, determinou que até o dia 5 de dezembro o Kazaa deve colocar em funcionamento um filtro com 3 mil palavras para evitar que os internautas façam cópias de músicas protegidas por direitos autorais. O programa é um dos mais utilizados na Web para fazer downloads de arquivos de áudio e vídeo. No fundo, no fundo, isso não muda quase nada. É só usar outros softwares como eMule e a vida continua. (Clique na imagem e faça o download grátis do programa).

sábado, novembro 26, 2005

DIOGO MAINARDI: COMO NÃO FAZER JORNALISMO

O colunista da revista Veja, Diogo Mainardi (foto), parece que se encaixa muito bem dentro da política parcial daquela revista - que desisti de ler. Ao tentar entrevistar Antônio Palocci e ver negada a sua pretensão, Mainardi trocou emails grosseiros com a assessoria do ministro da fazenda, numa demonstração clara do tipo de jornalista que é. (Foto: leitedepato.com.br)

DIOGO MAINARDI: COMO NÃO FAZER JORNALISMO II

Outro mau exemplo de Mainardi ocorreu durante a última eleição para presidente da Câmara dos Deputados. No programa Manhattan Conexion o "jornalista" falou abertamente que foi ao Congresso e fez campanha a favor do candidato do PFL, contra o PT. E ainda se acha imparcial ao ponto de querer entrevistar o ministro...

sexta-feira, novembro 25, 2005

MARCO UCHÔA: PERDA PARA O JORNALISMO BRASILEIRO

O Ponto de Análises lamenta a morte do jornalista da TV Globo, Marco Uchôa. Ele faleceu na quarta-feira ao 36 anos, vítima de câncer. O corpo do jornalista foi cremado hoje, em São Paulo. Marco se destacou como repórter do Fantástico, e também como colaborador do Jornal Nacional e da Globo News. Devido à semelhança de nomes, muita gente tem confundido Marco Uchôa com o correspondende da Globo em Londres, Marcos Uchôa. Segundo nota da Globo o repórter lutava contra o câncer há dois anos. O Brasil perde um jovem e talentoso jornalista. (Foto: Folha Online)

FIM DA GREVE NO LIBÉRATION

Os jornalistas do Libéracion decidiram hoje, em assembléia, terminar a greve. A paralisação foi um protesto contra as demissões ocorridas no jornal francês. O mais interessante é que eles vão publicar na edição de amanhã um caderno especial de quatro páginas para explicar as causas e as conseqüências do movimento que impediu a circulação do jornal por quatro dias consecutivos. (Foto: liberation.fr)

MESTRADO EM JORNALISMO EM PORTUGAL

Do Blog Jornalismo e Comunicação, da Universidade do Minho:

"A Universidade do Minho volta a oferecer um curso de mestrado de Ciências da Comunicação - especialização em Informação e Jornalismo. Prevê-se que o período de candidaturas seja aberto em Junho, devendo as actividades lectivas ter início em finais de Setembro (para contactos: aqui). Entretanto, e dado que tem havido manifestação de interesse por parte de numerosos potenciais candidatos originários do Brasil, importa ter em conta que está aberta até 22 de Dezembro próximo a candidatura a bolsas de pós-graduação no quadro do Programa Alban , que poderão apoiar a realização de estudos em Portugal."

Cabe lembrar que o curso de Comunicação da Universidade do Minho foi considerado o melhor do país pela Fundação das Universidades Portuguesas.

quinta-feira, novembro 24, 2005

PESQUISA MOSTRA COBERTURA DOS JORNAIS SOBRE EDUCAÇÃO

As notícias sobre educação são as pautas sociais mais veiculadas no Brasil, no entanto a imprensa privilegia informações do setor público e sobre o ensino superior. Os dados são de uma pesquisa da Andi, que analisou 5.362 textos jornalísticos de 57 jornais brasileiros. Os temas menos enfocados foram educação de jovens e adultos (1,8%); educação indígena (0,4%) e formação de professores (0,4%).
(Imagem: ccbeu.com)

GOVERNO SE CURVA À RODOSOL

O que será que se passou para o governo do Espírito Santo assumir as obras do Canal Bigossi, responsabilidade da Rodosol? É o efeito Robin Hood às avessas e duplicado: tira do povo e dá para um empresa que cobra do povo. Argh!
Sobre o assunto o blog Grito Sufocado tem boas conclusões.

JUIZ ANTÔNIO LEOPOLDO SOLTO

"Existe justiça no Estado e no país. Existe estado constitucional de direito."

Foram essas as palavras do juiz Antônio Leopoldo após ter sido libertado. Ele esteve preso por quase 240 dias acusado de vender sentenças e de participação no assassinato de um dos maiores combatentes do crime organizado no Espírito Santo, o juiz Alexandre Martins de Castro Filho. Presente de natal da tão bozinha justiça brasileira. (Charge: Amarildo -Gazeta online)

quarta-feira, novembro 23, 2005

LIBÉRATION EM GREVE

O site do Libération esteve fora do ar e a redação parou. A equipe do jornal francês decidiu suspender as atividades por 24 horas em protesto contra a decisão da direção do diário de eliminar 52 postos de trabalho. Lá na França os jornalistas participam do sindicato e se unem para exigir melhorias e protestar contra decisões que só empobrecem a qualidade da apuração das notícias que chegam aos leitores.

PUBLICIDADE: VÍDEOS ONLINE EM ALTA

O investimento na publicidade em vídeos online deve triplicar nos próximos dois anos, de acordo com estudo da empresa eMarketer. Este ano o crescimento nessa área já é de quase 70%. Para a eMarketer, os investimentos nas peças publicitárias em video na webtv tirará receita das TVs tradicionais. Naturalmente, as estimativas levam em conta o crescimento da Internet em banda larga e os números indicam dados norte-americanos. Mas certamente isso tem reflexos no Brasil. Só que na web é preciso muita criatividade para que o usuário assista uma peça antes de fechar a janela ou o irritante pop-up. (Foto: Gatti Publicidade)

terça-feira, novembro 22, 2005

VOCÊ CONHECE A MENINA DO BLOG?

Ela é uma inovação audiovisual brasileira. É um seriado contato em capítulos mensais com linguagem de blog pessoal, sobre os conflitos e aventuras de uma jovem que vai morar sozinha. A idéia foi concebida pelos cineastas capixabas Roberto Seba e Gustavo Moraes - a mesma dupla responsável pelo curta-metragem "Como se Fosse Ontem", selecionado para o Festival de Cinema de Berlin 2005. A produção é de Leandra Moreira e a direção de fotografia de Patrick Tristão e Bianca Pimenta. Destaque também para o trabalho da atriz Thaís Simonassi (foto). Assista. É uma obra de qualidade. Acesse www.cincocinco.com.br/meninadoblog e boa diversão.

segunda-feira, novembro 21, 2005

GOOGLE LANÇA SITE DE BUSCA DE NOTÍCIAS DO BRASIL

Dica do professor da Ufes e jornalista Fábio Malini, em seu blog Jornalismo Digital: Foi lançado o Google Notícias Brasil, um site dedicado às notícias que circulam em 200 veículos. "É um hiper clipping das notícias dos últimos 30 dias."

GOOGLE LANÇA SITE DE BUSCA DE NOTÍCIAS DO BRASIL II

No Google Notícias Brasil os tópicos são atualizados a cada 15 minutos. As notícias aparecem datadas, permitindo fazer uma cronologia do fato. Além disso o Google permite que você receba informações atualizadas sobre o tema que escolher, bastando para isso personalizar a página. Além do Brasil existe o Google Notícias em 24 outros países, entre eles, China, Japão, Argentina e Portugal. Show!

GAZETA MÍDIA CENTER

Está em pleno funcionamento o Gazeta Mídia Center. O site da afiliada da Globo no Espírito Santo disponibiliza gratuitamente vídeos de reportagens, além de dados sobre as equipes responsáveis por cada atração. A página tem ainda um canal para que os telespectadores possam sugerir pautas. É um exemplo de modernização e conexão com o futuro, que deveria ser seguido pelos demais veículos de comunicação. A idéia da Gazeta é, em breve, disponibilizar todos os vídeos da emissora. O ES agradece.

GAZETA MÍDIA CENTER II

Aliás assisti via web - daqui de Portugal - as matérias do programa Conexão Geral. Nota 10 para a valorização das coisas do estado e nota 20 para o charme da repórter Thaissa Duarte. Só ela já é um bom motivo para assistir a nova atração.

domingo, novembro 20, 2005

PROGRAMA NOVO NA TELEVISÃO DO ES

Estréia hoje o novo programa da TV Gazeta, Conexão Geral. Segundo o site da emissora, é um programa de auditório com espaço para a divulgação da cultura capixaba, com ênfase em "apresentações musicais, de teatro, dança, poesia, além de exibição de vídeos, curtas e da divulgação de trabalhos de artistas plásticos." A nova atração irá ao ar todos os domingos, com duração de 40 minutos, após o humorístico Sob Nova Direção. A direção é de Roberto Burura, edição e apresentação de Renato Costa Neto, produção de Alexandre Serafini e produção e reportagens de Thaissa Duarte.
(Na foto, do Gazeta Online, a equipe do programa)

sábado, novembro 19, 2005

É SÁBADO! PAUSA PARA DIVERSÃO.

Dê um soco no computador, estoure plástico-bolha, calcule a harmonia das cores, ouça músicas. Tudo isso você encontra na Internet. Essas e outras dicas para "desestressar" na web estão aqui. Mas se puder deixe de lado a máquina e vá dar uma volta ao ar livre, bem longe dos teclados, afinal hoje é sábado! Fui...
(Foto: Alex Uchôa)

sexta-feira, novembro 18, 2005

GRANDE MÍDIA: CRISE DE CREDIBILIDADE

O conceituado analista da imprensa, Berry Sussman, da Universidade de Harvard, destaca o sucesso dos blogs e afirma que a mídia tradicional está atravessando uma crise de credibilidade. “Muitas pessoas acham que os media foram para a cama com os políticos”, disse em entrevista publicada no jornal Diário Econômico.
(Foto: Investplan)

GRANDE MÍDIA: CRISE DE CREDIBILIDADE II

Barry Sussman diz também que parte da culpa dessa crise é dos próprios empresários da comunicação: "não nos podemos esquecer que os proprietários e os gestores da maior parte dos jornais desmantelaram o seu próprio negócio através da redução da dimensão das redacções e do núcleo informativo". Sussman ficou muito conhecido quando eclodiu o escândalo "Watergate", em 1972. Na época ele era editor do Washington Post.

UMA NOVA FORMA DE FAZER TV

"Kill your television. You don't need it anymore". Essa é a apresentação do site I Want My Flash TV. É uma espécie de TV feita exclusivamente para a Internet onde artistas digitais expõem seus talentos em filmes, comics, música e jogos. Apesar de não ter uma navegação simples, o site é uma amostra das potencialidades da Internet, que tende a se fundir com a televisão.

quinta-feira, novembro 17, 2005

ATENÇÃO ESTUDANTES DE PUBLICIDADE

A agência de propaganda África, do empresário Nizan Guanaes, lançou um concurso em parceria com o Pânico na TV, e está oferencendo 4 vagas de estágio aos estudantes que criarem as melhores frases dizendo porque as pessoas devem votar na agência, no Prêmio Caboré. Entre os clientes da África estão Banco Itaú, Gradiente, Mitsubishi e Vivo.

quarta-feira, novembro 16, 2005

PALOCCI DEPÕE NO SENADO

Palavras do ministro:
"A estabilidade econômica é uma decisão política".

Fica a pergunta: Estabilidade para quem?
Se for para os bancos, concordo plenamente.
(Foto: Clarin)

SEXO NA TV

Estudo da Fundação Kaiser revela que 70% dos programas de TV norte-americanos têm conteúdo sexual. Mais informações no blog Educar para os Media.

(Foto: PartyNet.tv)

terça-feira, novembro 15, 2005

VEJA AS CAPAS DE JORNAIS DO MUNDO

Uma dica interessante: o site Today's Front Pages mostra as primeiras páginas de jornais do mundo todo. Você seleciona o continente e aparecem no mapa pontos onde há diários. Ao passar o mouse em um desses pontos é mostrada a capa da publicação da localidade. No Brasil aparecem 38 diários, entre eles os jornais capixabas A Gazeta e Notícia Agora.

segunda-feira, novembro 14, 2005

JORNALISMO DO FUTURO

"A informação gratuita é o futuro".

Afirmação de José Antônio Saraiva, publicada no jornal português Diário Econômico. Saraiva é diretor do Expresso - importante jornal semanal de Portugal. Será que ele está certo?

sábado, novembro 12, 2005

JORNALISMO INCLUSIVO

A partir do dia 01 de fevereiro estarei dando aulas de jornalismo no Espaço T - uma instituição social na cidade do Porto, norte de Portugal. O convite partiu do presidente da casa, Jorge Oliveira. A instituição é uma das mais conceituadas do país na área social e funciona há 10 anos. Atende deficientes, portadores de HIV, portadores de síndrome de down, dependentes químicos. A filosofia do Espaço T é a não segregação, ou seja, todos desenvolvem atividades coletivamente. É um trabalho inovador. A idéia é fazer um blog com os alunos, já dentro da filosofia do novo jornalismo, o jornalismo cidadão.

JORNALISMO INCLUSIVO II

O Espaço T também realiza exposições de arte, apresentações teatrais, entre outras atividades desenvolvidas pelos alunos com auxílio dos instrutores. Além disso edita uma revista com um conceito raro em toda Europa. É uma publicação voltada para todas as pessoas, deficientes ou não, com textos impressos, textos em braille e que vem também com um CD, possibilitando a quem não enxerga poder ouvir os assuntos que estão na edição.

sexta-feira, novembro 11, 2005

JORNAIS EM QUEDA

A respeito da diminuição das vendas dos jornais impressos e a profetização sobre o fim deles, leia aqui artigo do jornalista José Duarte, publicado no Observatório da Imprensa. Ele lembra que os jornais brasileiros entre 2000 e 2003 tiveram uma redução de 18% nas tiragens. Sobre esse assunto leia também post do Atrium, com dados recentes da queda nas vendas dos jornais norte-americanos. "A subir, só a net", disse o jornalista e professor Luís Santos, mantenedor do blog.

quinta-feira, novembro 10, 2005

AINDA A FRANÇA: A MÍDIA

As TVs francesas criaram um dilema: mostrar ou não as imagens mais fortes das manifestações nas ruas do país? A France 3 chegou a decidir não mostrar carros incendiados para não incentivar a violência. Outras emissoras, se não estão censurando, estão fazendo reuniões para discutir como retratar a crise sem causar ainda mais danos. O mesmo ocorreu em Londres, nos últimos atentados, quando foram proibidas exibições de imagens mais chocantes. Será isso um boa saída? (Imagem: comunitazione)

A FRANÇA POR UMA FRANCESA


Recebi um email da querida amiga parisiense Helène Audinat, sobre a crise social na França. Com seu português de estudante estrangeiro, ela diz: "É uma catastrofe. Agora, a veia é aberta. Será difícil de parar o sangue que sai dela. Vai na Europa inteira, além das fronteiras."
(Foto: Fodors)

quarta-feira, novembro 09, 2005

O ESTOPIM FRANCÊS

"Alerta máximo: explodiu o problema da imigração que há anos alimentava o ódio e o preconceito velado na Europa ocidental. A velha intolerância étnica e cultural foi infiltrada nas cores das bandeiras de cada país que num passado recente necessitou de mão-de-obra estrangeira. O que acontece na França é uma luta de franceses contra franceses. São cidadãos filhos de imigrantes contra o governo feito para os 'nativos'”. Este é um trecho do texto que escrevi para a revista online Paradoxo. Leia aqui. (Foto: DN)

terça-feira, novembro 08, 2005

MAIS DADOS DA PESQUISA IBOPE ES

Chegam ao Ponto de Análises os dados completos do Ibope, sobre a audiência das TVs no Espírito Santo. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta e realizada entre os dias 12 e 18 de setembro. Apesar do empate técnico com o SBT local no horário do 1ª Edição, a afiliada da Globo obteve grandes avanços, consolidando a liderança. Destaque para o Bom Dia ES, que passou de 11 para 16 pontos, alcançando um share de 73%. O programa Em Movimento também cresceu 10% em share. Já o Jornal do Campo está com 3 vezes mais audiência que os concorrentes somados. O ESTV 2ª edição ficou empatado com o Jornal Nacional. É a segunda maior audiência da TV no estado, perdendo apenas para a novela América.

RODA VIVA


Lula: "Feliz do país que tem um político da magnitude do José Dirceu". Pois, pois...

(Foto:Uol)

segunda-feira, novembro 07, 2005

NOVIDADE NO PONTO DE ANÁLISES

O jornalista Emerson Cabral, colaborador do Ponto de Análises, estréia "uma nova página" deste blog. É o Ponto de Análises Textos, onde ficarão publicados artigos de opinião e demais gêneros que não se encaixam no formato de post, mas que são de grande relevância. Cabral escreveu sobre as imperfeições e o mundo da economia. Um texto de grande qualidade e originalidade. Talento de um jornalista multimídia que merece ser lido. Confira.

FHC E MARCOS VALÉRIO

Artigo da revista Carta Capital indica que há tempos o careca do mensalão, Marcos Valério, é Ministro do Desvio de Verbas no Brasil. As armações, segundo a revista, teriam começado na era em que os tucanos habitaram o Palácio do Planalto. Afirma a reportagem: "convém examinar com atenção um contrato firmado em abril de 1997, e executado até meados de 1999, entre um órgão do governo FHC e a mais mal-afamada agência de publicidade mineira. A história desse contrato envolve evidências de licitação fraudada, pagamentos sem comprovação de serviços prestados, despesas indevidas e superfaturamento de preços em favor da SMP&B e, secundariamente, de uma empresa de comunicação gaúcha chamada Quality. Calcula-se em R$ 24.905.571,84 o total de recursos que fluíram do governo em direção às duas empresas." Leia aqui a íntegra. (Foto: Wikinews)

O MARKETING DO PELÉ


Também na Carta Capital há um delicioso artigo do ex-jogador de futebol Sócrates. Bem escrito e argumentado, o texto critica o marketing do Pelé -que diz ser mais conhecido que Jesus Cristo - e pergunta: "O que será que Pelé poderá nos deixar além dos seus gols?" Dúvida pertinente. Afinal alguém conseguiu engolir as denúncias de sonegação de impostos por parte das empresas do "Rei"? E a gravata estampada com a bandeira dos Estados Unidos no final da copa de 94? Leia aqui o texto do Sócrates. (Foto: galvaobueno.globo.com)

sexta-feira, novembro 04, 2005

PAPAI NOEL E CHAPEUZINHO VERMELHO

Alguém acredita mesmo que o deputado Giovanni Silva vai empunhar a bandeira da moralidade? Lembro-me bem dele na fatídica reunião no Hotel Aroso, quanto acabei de entrevistá-lo e me dirigi à sala onde confabulavam os senhores deputados, e o ex-jogador (?) disse-me num tom áspero que eu não poderia entrar, deixando cair a máscara.
Lembro-me nitidamente das agressões verbais que sofremos aquele dia, do rosto dos parlamentares que viram assustados a imprensa exercendo seu trabalho, da porta sendo trancada por dentro para não deixar que filmássemos o recinto, da expulsão da nossa equipe de reportagem do local aos berros, da tentativa por parte do dono do hotel de destruir nossa câmera. Lembro-me ainda da vergonhosa eleição de Giovanni para presidente da Assembléia e dos dias que se seguiram e ele sequer aparecia para dar entrevistas. É nas mãos desse deputado que está o destino dos que participaram do desvio de quase 30 milhões de verbas públicas. (Foto: Primenet)

quinta-feira, novembro 03, 2005

GLOBO.COM

Está disponível online, no site do BDT - Banco de Teses e Dissertações, um interessante estudo sobre o Globo.com, feito por Luciano Andrade Ribeiro, no âmbito do mestrado em Engenharia da Produção, da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele analisou como a informação é processada no portal. O estudo ainda traz dados estatísticos sobre a Internet no Brasil.

quarta-feira, novembro 02, 2005

LULA NO RODA VIVA: ACOMPANHE PELA INTERNET

Finalmente o presidente Lula decidiu conversar frente à frente com os jornalistas, em um programa de TV ao vivo. Ele estará no Roda Viva, da TV Cultura, na próxima segunda-feira, às 22h30 (hora do Brasil). Felizmente para quem vive no exterior existe a Internet. O programa será transmitido em tempo real no site da emissora. Já estão confirmados como entrevistadores: Paulo Markun, Augusto Nunes, Rodolfo Gamberini, Roseli Tardelli e Rodolfo Konder. Segundo a TV Cultura, o presidente afirmou qua nenhuma pergunta deixará de ser respondida. A negociação para a ida de Lula ao programa durou seis meses.

terça-feira, novembro 01, 2005

ERRATA

O blog errou ao divulgar os dados do IBOBE e ao dizer que o Tribuna Notícias 1ª Edição, do SBT, havia passado o ESTV 1ª Edição, da TV Globo, no Espírito Santo. Na verdade houve um empate técnico entre os dois telejornais. A assessoria de imprensa da TV Gazeta - emissora afiliada da Globo que encomendou a pesquisa - entrou em contato com o Ponto de Análises e divulgou os seguintes resultados:

Agradeço à Gazeta pela iniciativa de mandar os resultados da pesquisa, o que mostra o reconhecimento do blog como um veículo que faz um jornalismo de credibilidade.
As informações inicialmente postadas partiram de uma fonte credível, de confiança, que engloba todos os atributos necessários na relação fonte-jornalista, mas que, no entanto, divulgou números extra-oficiais que, de acordo com a Rede Gazeta, estavam equivocados.

COMUNICAÇÃO E LUSOFONIA NO OBSERVATÓRIO

O Observatório da Imprensa publicou um artigo que escrevi a respeito do I Congresso Internacional Sobre Comunicação e Lusofonia. O texto fala das diferenças e dos pontos em comum do universo da mídia nos países de língua portuguesa. Leia aqui.

NOTÍCIA BOA

Depois de ler os jornais pensei em postar hoje algo sobre a novela José Dirceu. Refleti e achei melhor destacar aqui o terror e o ódio a Israel, que ganha uma paginação nova e vergonhosa por parte do presidente do Irã, em pleno século XXI. Desisti. Não "apetece-me" falar de ódio. Pensei então em escrever sobre a corrupção no Espírito Santo e o baixo nível dos deputados do estado e demais políticos do mensalão capixaba. Não, não tinha estômago pra isso nesta chuvosa terça-feira de outono, que é feriado em Portugal (Dia de Todos os Santos). Enfim, hoje vai um boa notícia: uma foto da Miss Brasil 2005. Carina Beduschi, 20 anos, é catarinense, estudante de arquitetura e não tá nem aí pra isso tudo que deixa o mundo mais triste. O dia hoje é dela. (Foto: Uol)