Um trabalho acadêmico ao alcance de dois clicks. O plágio não é invenção da web, mas certamente foi potencializado por ela. Esse é o tema do artigo “Ciber -Plagio Académico. Una aproximación al estado de los conocimientos”, de Rubén Comas & Jaume Sureda, que pode ser lido na íntegra aqui.
Os autores perpassam as pesquisas de outros que tentaram traçar um perfil dos estudantes que aderem à prática, mas logo concluem que os dados não são suficientes para estabelecer uma categoria de plagiadores em potencial.
Já as causas do “Ciber – Plagio” são de fácil apontamento:
a- Intentar obtener mejores calificaciones y resultados académicos
b-Pereza y mala gestión del tiempo dedicado al estudio y elaboración de trabajos
c-Facilidad y comodidad de acceso a material vía Internet
d-Desconocimiento de las normas básicas a seguir para la elaboración de un trabajo académico
Mas o que fazer para coibir o famoso Ctrl + C , Ctrl + V? Os autores relatam experiências em universidades americanas, inglesas e australianas em que programas de computador foram utilizados para detectar o plágio. O sistema, entretanto, não é confiável. A simples troca de palavras do texto original por sinônimos, por exemplo, pode comprometer a identificação.
Embora as pesquisas avancem para a prevenção e combate ao plágio, vê-se um grande obstáculo para que o objetivo seja atingido: se sempre há pessoas a criar regras, sempre há as que estão dispostas a quebrá-las.
Nessa ciranda são prejudicados os direitos do autor e do próprio plagiador que, não obstante alcançar boas notas, nada apreende do conhecimento que deveria.
(imagem: www.irreverendos.com)
Os autores perpassam as pesquisas de outros que tentaram traçar um perfil dos estudantes que aderem à prática, mas logo concluem que os dados não são suficientes para estabelecer uma categoria de plagiadores em potencial.
Já as causas do “Ciber – Plagio” são de fácil apontamento:
a- Intentar obtener mejores calificaciones y resultados académicos
b-Pereza y mala gestión del tiempo dedicado al estudio y elaboración de trabajos
c-Facilidad y comodidad de acceso a material vía Internet
d-Desconocimiento de las normas básicas a seguir para la elaboración de un trabajo académico
Mas o que fazer para coibir o famoso Ctrl + C , Ctrl + V? Os autores relatam experiências em universidades americanas, inglesas e australianas em que programas de computador foram utilizados para detectar o plágio. O sistema, entretanto, não é confiável. A simples troca de palavras do texto original por sinônimos, por exemplo, pode comprometer a identificação.
Embora as pesquisas avancem para a prevenção e combate ao plágio, vê-se um grande obstáculo para que o objetivo seja atingido: se sempre há pessoas a criar regras, sempre há as que estão dispostas a quebrá-las.
Nessa ciranda são prejudicados os direitos do autor e do próprio plagiador que, não obstante alcançar boas notas, nada apreende do conhecimento que deveria.
(imagem: www.irreverendos.com)
Um comentário:
É um tema muito relevante e em voga hoje, mas ainda com poucas investigações sobre o assunto. Muito interessante o estudo referenciado. Abç
Postar um comentário