segunda-feira, janeiro 07, 2008

O interativo mapa do tabaco em Portugal


Está em vigor em Portugal, desde o dia 1 de janeiro, a Lei Anti-Tabaco. Agora está proibido fumar em alguns locais de trabalho, restaurantes, museus, hospitais, casas de espectáculos e locais de atendimento direto ao público. Em alguns casos cabe ao proprietário do estabelecimento decidir se será permitido ou não fumar e em outros, dependendo do espaço, é possível haver uma área para fumantes e outra para não-fumantes (ou fumadores e não-fumadores, como se diz em terras portuguesas).

É uma grande evolução na guerra contra o cigarro em Portugal, onde as pessoas fumavam indiscriminadamente em qualquer local. Bastava entrar em um café para perceber uma nuvem de fumaça que pairava no ambiente.

Como fumar era uma coisa totalmente liberada no país, muitos fumantes estão indignados com a nova Lei e utilizam a Internet para traçar um roteiro dos locais onde é permitido fumar.

Blogs e o Google Maps são as ferramentas utilizadas. Prestamos então um "desserviço" à saúde e vamos divulgar onde é possivel encontrar o "roteiro do tabaco". Tudo em nome da comunicação e da WEB 2.0, colaborativa e agregadora.

Consulte então o Mapa do Tabaco em Portugal e boa sorte com os pulmões.

3 comentários:

Sergio Denicoli disse...

Recebi, de Rui Vale, um email indicando mais alguns locais onde se pode fumar. Republico aqui as informações:

Aproveito a iniciativa para indicar dois locais onde os fumadores são admitidos!

Bar 1/4 d´ águas - Rua dos dois amigos- Leça da Palmeira
(Bar onde se permite fumar em todas as divisões)

Bar Solar das Suécas - Leça da Palmeira(Tem esplanada coberta para fumadores para qual o acesso é fácil e o espaço agradável)

Sergio Denicoli disse...

Mais um local que me foi indicado por email por Ana Mora, que me escreveu o seguinte:

"É só para deixar mais um nome de um restaurante, por sinal muito bom, onde existe uma sala para fumadores.

Chama-se Dom Carlos e fica ao lado das bombas da BP á saída da Ericeira."

JPG disse...

Obrigado pelo(s) link(s).
É espantosa a profusão de fontes de informação, ou seja, a quantidade de sítios diferentes onde as pessoas deixam indicações sobre locais para fumadores, por um lado, e a diversidade de publicações (blogs, jornais) que repetem a informação do "mapa do fumador" - "esquecendo-se", quantas vezes, de mencionar a fonte. Nada a que não esteja já habituado mas, ainda assim, repito, é espantoso.