terça-feira, janeiro 29, 2008

Guia para um jornalista se tornar online

Chegou-me, pela lista de discussão do Imezzo, um artigo de Howard Owens, com sugestões de 11 objetivos para os jornalistas ainda pouco familiarizados com as novas tecnologias de comunicação buscarem em 2008. A tradução é de Dauro Veras.


1 - Torne-se blogueiro. Comece com seu tema favorito, alguma coisa pela qual você tenha paixão. Tente escrever diariamente por pelo menos seis meses.

2 - Compre uma pequena câmera digital que também faça vídeo. Abra uma conta em um site de compartilhamento de fotos (como o Flickr ou Picasaweb). Tire fotos e publique.


3 - Com a mesma câmera, faça pelo menos três vídeos. Edite-os no software gratuito que vem no seu computador. Publique-os no Youtube e em pelo menos outro site de compartilhamento de vídeos. Sua meta não é fazer um grande vídeo, apenas aprender o que está envolvido na produção de um.

4 - Passe pelo menos duas horas por semana no Youtube, por seis semanas. Busque temas de seu interesse. Preste atenção aos mais populares do dia e veja o que outras pessoas estão vendo. Veja tanto vídeos amadores quanto profissionais.

5 - Inscreva-se num site de relacionamento.


6 - Use o bookmark social. Crie uma conta no del.icio.us e use-a todos os dias. Aprenda sobre tags.

7 - Comece a usar RSS para acompanhar as notícias do dia e os blogs que você agora está lendo diariamente. Certifique-se que seu blog tem um feed de RSS.

8 - Se o seu celular não envia SMS (mensagens de texto), consiga um que envie. O SMS funciona melhor quando você tem amigos que o usam.

9 - Aprenda a usar o twitter. Observe como essa tecnologia pode mudar a disseminação da informação.

10 - Crie um mashup no Google Maps. Se você não sabe o que é isso, pesquise no Google. Se você não sabe o que fazer ou como começar, pesquise no Google. Há muitos tutoriais disponíveis.

11 - Depois de fazer essas dez coisas, documente o que você aprendeu - em um artigo para seu editor ou no seu blog. Discuta como a tecnologia transformou a mídia e aonde essa mudança pode levar. Como será seu trabalho daqui a dez anos? Como as notícias vão chegar aos leitores jovens em uma geração? Amanhã?

Leia o artigo original aqui.

Nenhum comentário: