segunda-feira, março 12, 2007

Os 10 anos da blogosfera

No mês de abril os blogs completam 10 anos de existência. No Brasil, o cenário da blogosfera possui algumas referências que precedem a grande onda blogomaníaca. São blogs pioneiros que, numa época ainda de indefinições quanto a esse novo modelo de comunicação, já faziam um jornalismo novo, de opinião e análise, engajado na linguagem online. Um desses blogs é o Intermezzo, editado por Daniela Bertocchi (foto).

Daniela vive há 3 anos em Portugal, onde concluiu um Mestrado e escreveu uma dissertação sobre as narrativas e o ciberjornalismo. Atualmente é professora da Universidade do Minho e está preparando um doutoramento, também na área do jornalismo online.

A investigadora concedeu uma interessantíssima entrevista ao jornalista Tiago Dória, sobre esses 10 anos da blogosfera.

Sobre a adesão dos jornais tradicionais aos blogs, Daniela Bertocchi diz:

"O número de blogs é muito elevado nos meios de comunicação com presença na web. Respeitadas as devidas diferenças editoriais e culturais, a impressão com a qual fico é a de que era preciso 'entrar na onda'.

Mas entraram na onda sem se deixarem contaminar pela cultura digital. Os jornalistas criam e mantêm os seus blogs nos 'big media' seguindo mais a lógica da cultura do jornal impresso. Ou seja, mantêm, de fato, colunas.

Neste sentido, para muitos meios, blog foi apenas uma maquilagem nova para uma velha idéia: a idéia de se fazer uma coluna de opinião. Logo, não são espaços de conversação; não fogem à lógica de comunicação unidirecional."

Leia aqui a entrevista completa.

Um comentário:

daniela bertocchi disse...

Obrigada pela referência. Beijos!