sexta-feira, março 09, 2007

Bush no Brasil: o que dizem os jornais e blogs do país

Chegou ontem no Brasil o presidente norte-americano (foto). Foi tratar de negociações na área de biocombustível, já que os Estados Unidos são um grande consumidor do álcool brasileiro. Mas essa viagem de Bush tem um caráter muito mais político do que econômico. Visa reduzir o debate socialista que ganha força em toda a América Latina.


Os jornais e blogs brasileiros destacaram a visita de George Bush da seguinte forma:


Folha de S. Paulo
"Por muito tempo a administração do presidente George W. Bush, que hoje visita São Paulo, reservou à América Latina uma diplomacia negligente. (...) São visíveis, porém, os sinais recentes de mudança. (...) Decerto a reorientação diplomática já merece críticas, como a visão de que a ascensão de regimes nacionalistas no hemisfério foi favorecida pela falta de assistência dos EUA aos pobres da região."


O Globo
"Embora a Casa Branca negue, especialistas afirmam que a viagem de Bush à América Latina tem o objetivo específico de contrabalançar a influência do líder venezuelano Hugo Chávez."


Correio Braziliense
"É sempre assim. Aonde quer que vá, Bush se torna alvo de protestos. Mas sua rápida passagem pelo país pode resultar num bom negócio para o Brasil: a transformação do álcool numa alternativa mundial ao petróleo."


Blog do Fernando Rodrigues
"Sejamos francos: essa visita será um nada se não sair algum acordo sobre redução de tarifas dos EUA para importação do álcool brasileiro."

Blog Verbo Solto, de Luiz Weis
"Não se pergunta por que as autoridades brasileiras aceitaram mansamente a logística imposta pelo esquema de segurança da Casa Branca. Ao que parece, só uma exigência americana deixou de ser atendida: a interdição completa de uma das mais críticas artérias da cidade, a Avenida 23 de Maio." (Sobre o caos da chegada de Bush a São Paulo, que causou atraso de mais de 50 vôos e engarrafamentos quilométricos)


Blog do Ancelmo Gois
"Um descompasso marcou o ato anti-Bush, ontem, em frente ao Congresso, em Brasília.
Estudantes apressados atearam fogo num boneco que simbolizava o presidente americano antes que parlamentares chegassem para o evento. Já uma guarnição do Corpo de Bombeiros - desnecessária, por sinal - apareceu depois do ato, quando só havia cinzas do bonecão.
Ou seja, no Brasil, é assim: carbonários da vanguarda vêm antes da hora e bombeiros ou moderadores chegam atrasados."

Nenhum comentário: