quarta-feira, março 07, 2007

As 50 pessoas mais influentes da web

A PC World elegeu as 50 pessoas mais influentes da internet. A lista, na verdade com 62 nomes , é realizada anualmente pela revista. Personalidades que atuam diretamente na criação de sites e ferramentas populares na rede se destacam.

O podium não tem surpresas. Os executivos do Google, Eric Schmidt, Larry Page, e Sergey Brin, que estão "dominando quase completamente a web", segundo a PC World, dividem o primeiro lugar.

Em seguida, Steve Jobs, da Apple, que ajudou a popularizar o download legal de músicas e filmes na web, sem contar sua última criação, o Iphone.

O terceiro e quinto lugares são mais interessantes.

A terceira posição foi reservada para o Cofundador do Bittorrent, Bram Cohen. Criado em 2001, o programa de compartilhamento de arquivos, que permite o download de filmes, por exemplo, já entrou em algumas polêmicas envolvendo direitos autorais, mas recentemente, inovou ao disponibilizar arquivos legalmente.

Já o quinto colocado é Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, a "enciclopédia livre" que vive às voltas com os questionamentos sobre a validade de suas informações, que podem ser modificadas constantemente pelos usuários. A tecnologia Wiki, entretanto, impunsionou a web 2.0 e criou um vínculo de colaboração e disseminação do conhecimento.

Nenhum comentário: