Será apresentada hoje, às 21h, na Feira do Livro de Braga, a obra "Casos em que o jornalismo foi notícia". O livro foi escrito no âmbito do projeto Mediascópio, da Universidade do Minho. A organização é de Manuel Pinto e Helena Souza. A obra conta com artigos dos dois organizadores e também de Eduardo Cintra Torres, Joaquim Fidalgo, Hália Costa Santos, Madalena Oliveira, Sandra Marinho, Sara Moutinho, Felisbela Lopes e Luís António Santos.
A edição faz parte da coleção Comunicação e Sociedade, dirigida por Moisés de Lemos Martins e resulta de uma colaboração entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e a editora Campo das Letras.
Segundo a editora:
"Nesta obra, o leitor terá oportunidade de se confrontar com casos que assumem uma particular característica: neles e através deles, foi o próprio jornalismo que se tornou notícia. E nem sempre pelas melhores razões. Os casos em análise configuram três tipos de situações: os mega-acontecimentos, de cunho trágico e traumático, que a cobertura mediática amplia, enquadra, reconstrói e significa; os escândalos relacionados com práticas de jornalistas que põem em causa as instituições jornalísticas e o próprio jornalismo; e os processos extra-jornalísticos, com efeitos reais ou imputados mais ou menos devastadores no campo jornalístico e no modo de fazer jornalismo."
Quem não está em Portugal pode encomendar o livro por meio do site da Campo das Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário