segunda-feira, dezembro 03, 2007

A estréia da TV digital terrestre brasileira


A entrada do Brasil na era da TV digital terrestre no último domingo passou despercebida para o telespectador, em termos de acesso à tecnologia. Apesar do grande alarde e da formação de uma cadeia nacional para anunciar a novidade, por enquanto apenas os moradores da grande São Paulo podem ter acesso à TDT.

As outras capitais iniciarão as transmissões até 2009 e as demais cidades do país até 2013.

Mas mesmo entre os paulistanos, que têm o serviço disponível, o acesso à TV digital requer um bom investimento. O conversor que permite a recepção do sinal digital custa entre 500 e mil reais (entre 185 e 370 euros). Algo inacessível para a maior parte da população.

O presidente Lula promete recursos para subsidiar a compra dos conversores. Um passo que terá que ser dado para que a TDT realmente se firme no Brasil.

Na verdade é apenas o início de uma longa caminhada, que representa uma evolução da televisão. É preciso que a população entenda o que muda, perceba quais vantagens terá com a TDT e decida aderir aos serviços, para que o governo possa começar a planejar de forma séria e cabal o apagão analógico.

Mas, ao avaliarmos a estréia da TDT, é facil prever que serão precisos muitos e muitos anos para o Brasil realmente poder dizer que entrou na era da TV digital.

De qualquer forma, é um bom motivo para comemorarmos.

Nenhum comentário: