terça-feira, junho 19, 2007

Memória da TV: Rede Manchete

Em 1981, o último presidente militar do Brasil, João Baptista Figueiredo, concedia mais um canal de televisão para operar em todo o país. Ele seria gerido pelo grupo Bloch, que mantinha uma importante editora que publicava uma das mais conceituadas revistas jornalísticas da época, a Revista Manchete.

O proprietário do grupo, Adolpho Bloch, iniciava assim sua incursão pela TV, fundando a Rede Manchete de Televisão, que estreou em 5 de junho de 1983.

A Rede Manchete teve muito sucesso nos seus anos iniciais, produzindo novelas de grande audiência, como Pantanal, Dona Beija e Kananga do Japão, e investindo em jornalismo e coberturas ao vivo, como a transmissão do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rapidamente chegou ao segundo lugar de audiência no Brasil, mas, a partir de 1991, fez investimentos equivocados e entrou em crise financeira.

O início da crise foi a novela "Amazônia", uma superprodução com filmagens na Floresta Amazônica que não se converteu em audiência nem em anunciantes. A emissora tentou recuperar os investimentos, sem sucesso. Em meio à crise, morre Adolpho Bloch. Foi a derrocada. Ocorreram atrasos salariais e muitas ações na justiça, até que, em 1999, a Rede Manchete saiu do ar, sendo vendida ao empresário Amilcare Dallevo Júnior, sócio do Banco Rural, que inaugurou no canal a "Rede TV!".

Vamos relembrar hoje as imagens que abriam diariamente a programação da Rede Manchete.


Nenhum comentário: