terça-feira, junho 05, 2007

Lisboa

Conforme prometido, publico algumas notas sobre a viagem que fiz a Lisboa:

A cidade continua lindíssima e charmosa, mas merecia uma melhor limpeza pública e urgentes serviços de restauração do patrimônio arquitetônico.

É visível a importância da força de trabalho dos imigrantes na capital portuguesa. Em todo canto ouve-se o sotaque da África lusófona e do Brasil.

Já no que se refere às entrevistas que fiz, pude constatar que Portugal tem muitas semelhanças com o Brasil na área das comunicações. O poder político regulamenta o setor sob fortes pressões de grupos econômicos. Há a tendência de uma predominância em Portugal de grupos midiáticos internacionais, dentro da esfera da União Européia. Saem na frente os espanhóis.

Já na questão da TV digital terrestre, há ainda muita água para passar debaixo da ponte até que o serviço, prometido para iniciar este ano, entre em vigor. O momento é de lobby e o governo português tem sabido tirar um bom proveito dessa situação, por ser o ator visível mais importante do processo. Há tendências para o controle da mídia e ter nas mãos a possibilidade de conceder canais de comunicação é um grande trunfo.

No mais, aproveitei para curtir os belos dias de sol e céu azul em uma das capitais mais receptivas e aconchegantes da Europa e, como não poderia deixar de ser, fui saborear o verdadeiro e tradicional pastel de natas (foto), em Belém, bem ao lado do Mosteiro dos Jerônimos. Roteiro imperdível para quem tem a oportunidade de visitar a capital portuguesa.

Nenhum comentário: