quarta-feira, abril 25, 2007

Uma data para ser lembrada sempre

Hoje é feriado em Portugal. Comemora-se o aniversário da Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974, quando o Salazarismo foi derrubado e o Estado Novo deu lugar a um regime democrático.

33 anos após o 25 de abril, a extrema direita volta a mostrar que está viva no país e cada vez mais agressiva:

O Partido Nacional Republicano assume um xenofobismo até então implícito e coloca em Lisboa um out-door contra a imigração.


O Grupo de Humoristas Gato Fedorento, ironiza as idéias do PNR e também coloca um out-door em Lisboa, rebatendo o xenofobismo.


Um dia após o out-door dos humoristas ser colocado, a Câmara de Lisboa mandou o cartaz ser retirado, pois teria sido colocado ilegalmente por não possuir "licença camarária".

No dia 18 de abril, a Polícia Judiciária portuguesa deteve 20 pessoas ligadas aos movimentos de extrema-direita. Os policiais apreenderam revólveres, sprays de defesa, bastões, armas de calibre militar e material de propaganda nazi.

É óbvio que os movimentos nazi são feitos por pessoas desequilibradas, totalmente fora de sintonia com o mundo atual. No entanto, as insatisfações com os governos democráticos têm levado muitas pessoas a ressaltarem como positivos os governos totalitários. Parece que esqueceram das censuras, torturas, mortes, atraso, corrupção, do cerceamento à liberdade que esses governos trouxeram.

É bom que feriados como os de hoje em Portugal sirvam para que as pessoas se lembrem de alguns horrores praticados pelos ditadores, antes que essas datas se tornem apenas um dia em que não se trabalha.

Em tempo: Em março, António de Oliveira Salazar foi escolhido, num concurso realizado pela RTP - emissora pública de TV, como o maior português de todos os tempos. Obteve 41% dos votos dos telespectadores.

Um comentário:

leticia goncalves disse...

Deixo aqui meus parabéns pela data e meu lamento pela situação.

Abraços.