

A boa notícia para os acadêmicos é que essa plataforma única com as produções da RTP poderão ser disponibilizadas para acesso nas Universidades. Pelo menos é essa a promessa. A RTP, que é pública, estaria, dessa forma, incentivando a produção científica e a formação de novos profissionais da comunicação.

Lemos disse que a RTP está disponibilizando parte de suas produções no YouTube. Falou ainda que, apesar do crescimento dos canais a cabo, é na tv gerenalista que as pessoas têm seu foco principal. Afirmou que, em Portugal, entre 75% e 80% das pessoas vêem principalmente os canais abertos.

Tornero lembrou que os jovens de hoje estão sempre conectados e disponíveis para o outro. No entanto esse outro é virtual. A conectividade se dá por meio de telefones móveis, computadores, programas como MSN, chats, etc. Isso representa um grande desafio para as televisões que precisam ser muito atraentes para despertarem a atenção dessa nova geração.
Tornero disse que a solução que tem sido encontrada passa pela realização de grandes eventos que transcendem o meio televisivo, como os reality shows e acontecimentos de dimensão mundial, como as Copas do Mundo e Olimpíadas.
O professor referiu-se ainda aos novos meios digitais como uma possibilidade de romper a hegemonia dos Estados Unidos no agendamento de notícias. Narrou casos como as torturas dos prisioneiros iraquianos feitas por soldados norte-americanos, que só vieram à tona a partir da Internet.
Tornero revelou ser pessimista em relação à TV digital terrestre, ou seja, à TV digital aberta e gratuita, que está em fase de implementação. Para ele, os canais à cabo, via Internet e via satélite podem oferecer mais possibilidades e os governos deveriam pensar nesses meios de transmissão para promover a cidadania. Na verdade ele tem uma visão muito otimista da nova televisão e mostra acreditar que a programação poderá se voltar mais para a cidadania e educação.
O próximo ciclo de debates sobre a TV na era digital acontece no dia 17 de maio, na Universidade do Algarve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário