sábado, agosto 05, 2006

O FIM DO FILME


Não é só aliteração. As ações da Kodak caíram 14 % recentemente, informa o site opinião e notícia. O mau momento da empresa é reflexo da baixa no mercado de filmes. Com o advento da fotografia digital, a foto à moda antiga parece ter adquirido mais o status de “antiga” do que de “moda”.

Os filmes preto e branco já se tornaram raridades. Para os que preferem a película em nome da arte, como Sebastião Salgado, restam as lamentações. A Kodak, por exemplo, parou de produzir P/B, e papéis fotográficos para ampliação também são difíceis de serem encontrados.

Nos laboratórios de fotografia das faculdades de jornalismo a falta dos materiais também é sentida. Embora a fotografia digital tome espaço e conquiste corações e mentes (“corações e mentes”, porque sempre escrevem isso? Bem, eu escrevi por osmose...) dos estudantes, as fotos em preto e branco ainda fazem parte do currículo dos cursos. A dúvida é até quando será possível revelar os “mistérios” da fotografia em filme P/B aos futuros jornalistas, aparentemente fadada aos livros ou restrita ao mundo da arte.
(Foto: Sebastião Salgado)

4 comentários:

The unknown human who sold the world disse...

Corações e mentes (rs... clichê)...

O material fotográfico será artigo de luxo! É o preço da modernidade.

leticia goncalves disse...

É, clichê...isso q eu queria dizer...

E o material fotográfico está para se tornar não só artigo de luxo, como também há quem queira tombá-lo...

"Nós, fotógrafos e amantes da fotografia, reunidos no Paque Lage por ocasião da celebração dos 30 anos da Escola de Artes Visuais, propomos que o processo fotografico analógico em prata seja considerado Patrimônio Cultural e Artístico da Humanidade pela UNESCO, com objetivo de valorizar e preservar este instrumento de representação do mundo visível".

No link http://www.patrimonio.fot.br/
pode-se participar do abaixo-assinado que propõe a medida.

Anônimo disse...

"Em terra de cego, quem tem olhos é Rei". Feliz aquele que sabe preparar chapa sensibilizada e o quimico fotografico (P/B e Color), A imagem manipulada manualmente acabou !!!

Anônimo disse...

Companheiros fotografos,
Creio que o caminho seja esse mesmo, parabéns pela iniciativa !
Que o registro visual do mundo seja preservado para a humanidade futura.
Welington e Eliel Nascimento
Amantes da fotografia histórica