sexta-feira, agosto 11, 2006

PC FAZ 25 ANOS


11 de agosto de 1981. A IBM lança, nos Estados Unidos, o primeiro “computador pessoal”. Embora outras máquinas semelhantes já existissem no mercado, foi o IBM 5150 que popularizou o modelo e a expressão “PC” passou a ser sinônimo de computador. Ele foi criado por um grupo de funcionários apelidados de 'Dirty Dozen' ('Os Doze Sujos'). Na época eles criticavam a política empresarial da IBM. Ainda assim deram à empresa o produto que a promoveria a líder de vendas no setor. Antes a IBM não vendia, apenas arrendava computadores.

Após centenas de milhares de unidades vendidas, o PC passou por um período de estagnação. Nos anos 90, com o advento do Windows 95 e da Internet comercial o produto popularizou-se de vez. Quando do seu surgimento alguns acreditavam que o PC geraria a centralização do conhecimento, como lembra um artigo do Valor On line. A interação possibilitada pela Internet, no entanto promoveu justamente o contrário.

Um comentário:

Sergio Denicoli disse...

25 anos depois do PC estamos hoje conectados em rede, o que nos permite fazer um trabalho coletivo como este blog, mesmo que estejamos em partes diferentes do mundo. Imagine o que nos aguarda nos proximos 25 anos!!!
Fico feliz que o blog esteja movimentado durante minhas ferias!No momento estou em Paris, cheio de fotos e observacoes sobre essa Franca de misturas e paradoxos. Em setembro conto as novidades. A falta de acentos eh culpa do teclado frances rs.
Bjs e ate daqui uns dias.
Sergio Denicoli