"Acaba de sair do prelo “Os Media em Portugal nos Primeiros Cinco Anos do Século XXI“, mais uma obra produzida no âmbito do projecto Mediascópio, da Universidade do Minho, com a chancela da Campo das Letras.
Da autoria de uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e contando com o contributo de outros académicos e jornalistas, o livro analisa o período 2000-2004 e dá continuidade a um trabalho anterior relativo ao período 1995-1999.
Tal como este, é constituído por um conjunto de análises sectoriais e é acompanhado de uma cronologia do período em análise, elaborada a partir do levantamento das notícias sobre o sector dos media.
Eis o Índice, para se ter uma ideia das temáticas tratadas:
- Políticas da Comunicação no novo milénio: Crises, Impasses e Fracturas, por Helena SousaNovos desafios a um velho ofício ou… um novo ofício? A redefinição da profissão de jornalista, por Joaquim Fidalgo
- O Google [2000-2004]: a emergência de um fenómeno global, por Alberto Sá
- A Programação Televisiva para as Crianças, por Sara Pereira
- Da justiça dos tribunais à barra da opinião pública: As relações entre a Justiça e a Comunicação Social, por Joaquim Fidalgo e Madalena Oliveira
- A Formação em Jornalismo: os sinais e problemas de um debate latente, por Sandra Marinho
- Da Pós-Neotelevisão: a reconfiguração do prime-time nos canais generalistas portugueses, por Felisbela Lopes
- Sensibilidade, mas com bom senso - Tratamento informativo da dor, por Madalena Oliveira
- As opções de primeira página de dois diários de referência em dois momentos cruciais da vida política, por Hália Costa Santos
- Novas tendências no sector da imprensa, por Sara Moutinho
- Era uma vez a convergência…, por Elsa Costa e Silva
- A cidadania e os media em Portugal: Notas sobre um período de sinais contraditórios, por Manuel Pinto
- Rádios Locais em Portugal, 2000-2004, por Rogério Santos
- Imprensa local e regional: à beira do sobressalto? Análise do quinquénio mais importante da história do sector, por Paulo Ferreira
- Televisão Regional e Local em Portugal, por Dora Mota
Lê-se na contra-capa: 'Se os media são agentes fundamentais da produção e circulação da cultura, da informação e do entretenimento, como realizam eles esse papel? Eles, que tanto falam dos outros, que dizem a respeito de si mesmos? A que problemas e sectores dão visibilidade? Que aspectos subestimam ou silenciam?(…) Os autores desejam que este livro possa contribuir para a compreensão crítica do campo dos media e do jornalismo e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a memória histórica, neste domínio tão relevante das nossas sociedades'."
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