quarta-feira, novembro 07, 2007

Padrão europeu pode ser usado na TV digital móvel brasileira


Apesar do Brasil ter adotado o padrão japonês para a TV digital, há a possibilidade das operadoras de telefonia celular oferecerem a TV digital móvel com a tecnologia DVB, que é o padrão europeu. A afirmação é do diretor de Relações Corporativas para América Latina da Nokia Siemens Network, Mário Baumgarten.

O executivo diz que o padrão europeu sairia mais barato para os brasileiros. No entanto, o que ele não diz é que, no caso da TV digital móvel, o padrão japonês é muito melhor, com uma compressão mais adequada e, portanto, com uma qualidade de imagem superior.

A expectativa da Nokia Siemens Network, que é uma empresa européia, é poder vender no Brasil os aparelhos que produz sem a necessidade de fazer algo específico para o mercado brasileiro, o que reduziria os custos da empresa e poderia aumentar seus lucros.

A legislação que determina o padrão japonês para a TV digital brasileira não especifica a tecnologia que poderia ser usada na TV móvel. Isso abre uma lacuna, que poderá ser ocupada pelo DVB.

A novela está apenas começando...

Nenhum comentário: