quarta-feira, maio 30, 2007
Pausa para entrevistas
Até lá!
Orgão será doado em novo reality show
"Nunca um reality show foi tão longe. O canal holandês BNN está prestes a estrear um concurso em que uma doente terminal vai decidir qual de três pessoas merece receber os seus rins.
A escolha de vida ou morte será feita com base em conversas com os familiares e na análise do perfil de cada um dos doentes, bem como nas mensagens SMS enviadas pelos telespectadores.
A BNN defende o programa, sublinhando que se trata de uma abordagem original ao sério problema da falta de órgãos na Holanda, mas a classe política do país está indignada."
O que mais falta ser feito na televisão?
terça-feira, maio 29, 2007
Joost: o sinal de TV que vem da Internet
O Joost também recebeu um investimento de US$ 45 milhões, feito por um consórcio de cinco companhias, incluindo o canal americano CBS e o conglomerado de comunicações Viacom, dono da MTV.
Segundo o Portal Medialess, representantes da empresa anunciaram que o serviço entra em operação de forma efectiva a partir de junho, quando a nova plataforma deverá apresentar canais de todo mundo.
Fonte: www.tvdigital.wordpress.com
segunda-feira, maio 28, 2007
Enquanto isso, na Venezuela...
Edição de hoje do jornal El Universal, de Caracas.
Sem comentários...
Jornal Violência e Corrupção
O Brasil já foi colônia, já foi uma monarquia, república, parlamentarismo de conveniência, ditadura militar, república com voto indireto, república com voto direto, já teve governos de direita, de centro, de esquerda, mas as notícias são SEMPRE as mesmas, com o agravante do crescimento constante da violência, fruto da incapacidade administrativa desses inúmeros governos, que geraram caos social e um sistema de segurança ineficiente, somado à uma justiça lenta e um sistema de leis que muitas vezes favorece aos bandidos.
Será que os que mandam no Brasil algum dia vão tomar vergonha na cara e demonstrar algum amor pelo país e não pelo seu próprio bolso?
Sugiro que criem um novo PAC - Parem a Corrupção!
Leia aqui e entenda passo a passo o mais novo escândalo de corrupção no Brasil.
(Foto: Oficiallistas)
sexta-feira, maio 25, 2007
Curta às sextas: "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti"
Link: A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti
quinta-feira, maio 24, 2007
A era dos jornais gratuitos de referência
Depois do lançamento de publicações de leitura rápida, que são distribuídas nos metrôs e locais de grande circulação de pessoas, o país vai ganhar mais um gratuito, só que dessa vez de referência, com mais conteúdo e análises, que promete concorrer com diários tradicionais como o Diário de Notícias e o Público.
O novo jornal vai se chamar "Meia Hora", terá 24 páginas e vai ser lançado no dia seis de junho, com uma tiragem de 100 mil exemplares. O diário terá uma equipe de 15 jornalistas, que serão chefiados por Sérgio Coimbra, ex-diretor da revista "National Geographic".
A nova publicação é do grupo Cofina, que mantém importantes publicações em Portugal e, no Brasil, tem uma participação no jornal gratuito Destak, que circula em São Paulo.
quarta-feira, maio 23, 2007
Jornais e blogs de jornalistas publicam vídeo "politicamente incorreto"
Apesar de ser algo "politicamente incorreto", o vídeo já foi mencionado também na coluna de Mônica Bergamo, da Folha, e no site G1, da Globo, que explica como surgiu a idéia do vídeo.
Portanto, assista "Vai Tomar no C*" e aproveite para pensar para onde caminha o jornalismo.
terça-feira, maio 22, 2007
segunda-feira, maio 21, 2007
Fotografia que altera a realidade
sexta-feira, maio 18, 2007
"Homens Invisíveis", o novo livro de Leonêncio Nossa
A obra será publicada pela Editora Record e vai ser lançada no dia 16 de junho, às 16 horas, na Fnac Brasília, no ParkShopping.
"A expedição vai durar 105 dias. A caminhada através da mata e a travessia dos rios são difíceis. Bagagens, equipamentos e comida que os homens carregam se tornam a cada dia mais pesados; eles são obrigados a deixar para trás muitas coisas que antes pareciam imprescindíveis. A comida é escassa. Ao anoitecer, nuvens de mosquitos atacam o acampamento. Há cobras venenosas, jacarés, aranhas, formigas que cospem fogo. Entre os integrantes da expedição, é a hora da solidariedade, mas é também a hora em que se aguçam os conflitos, como sempre acontece em uma situação-limite. Quase tão isolados quanto os flecheiros, muitos perdem a noção do tempo, só sabem que, ali, nada é para já."
quinta-feira, maio 17, 2007
Lista de livros sobre jornalismo online e novas mídias
Não surpreendentemente, encabeça a lista o Flash Journalism: How to create Multimedia News Packages, de Melinda McAdams, of course.
Autores incluídos: James Foust, Dan Gillmor, Pablo Boczkowski, Axel Brums, Barbie Zelizer, Axel Brus, Suzanne Stefanac, Philip Meyer, David T. Z. Mindich, Siva Vaidhyanathan, Kevin Kawamoto, Erik P. Bucy."
Marcos Palácios, no GJOL.
quarta-feira, maio 16, 2007
Atores confundidos com traficantes: JB erra e não reconhece
terça-feira, maio 15, 2007
Fusão Reuters e Thomson: os donos da informação
A Reuters é conhecida como uma agência de notícias, com 2.400 jornalistas que atuam em 131 países. Mas 90% do lucro da empresa é proveniente de informações financeiras que abastecem bancos, empresas de câmbio, bolsas e fundos de investimentos com vários dados em tempo real. Ou seja, esses dados são a mina de ouro do setor de informações e a nova empresa a ser criada vai deter 34% desse mercado. Em segundo lugar fica a Bloomberg, com 33%.
Essa fusão histórica só me deixa uma certeza: as notícias do mundo têm poderosos donos e não são ensaios anarquistas na Web que vão derrubar esses impérios da informação, mesmo porque a liberdade na Internet é uma farsa monitorada e frágil.
(Foto: wapt)
segunda-feira, maio 14, 2007
Os bastidores da visita do Papa ao Brasil
Ele publicou em seu blog informações e fotos sobre o trabalho do batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, nesses dias de incansável acompanhamento dos passos de Sua Santidade.
Com um texto narrativo, que vai ao encontro da linguagem da blogosfera, o estudante mostrou estar antenado com o novo jornalismo e é um exemplo de profissionalismo, iniciativa e criatividade.
Entre as histórias de bastidores que conta, está uma que envolve o governador do Rio de Janeiro:
"Quando chegaram os governadores de São Paulo e Rio de Janeiro, José Serra e Sérgio Cabral, ao Campo de Marte, jornalistas formaram uma roda em torno de Serra para entrevistá-lo. Quem estava lá percebeu que Cabral sentiu-se incomodado por não estar nas telas. O governador logo deu seu jeitinho para aparecer: sem mais nem menos, pegou a câmera de um fotógrafo e começou a brincar, posando para os flashes que, a partir de então, dispararam sobre ele."
Leiam! O blog dele está no endereço www.artigodefinido.zip.net.
sexta-feira, maio 11, 2007
Curta às sextas: "A Perna 'Cabiluda'"
Aproveite o fim de semana e cuidado com as assombrações!!!
Link: A Perna Cabiluda
Sinopse: Nos anos 70, em Recife, um personagem habitou o imaginário popular por um bom tempo: uma perna "cabiluda" que atacava as pessoas, destruía lares, estuprava mulheres, deixando a cidade de Recife em pânico.
quinta-feira, maio 10, 2007
Foto estrangeira, jornalismo nacional igual...
O site Comunique-se ouviu representantes dos dois jornais.
O ombudsmam da Folha, Mário Magalhães, disse que “coincidências acontecem, mas isso reflete uma mimetização crescente dos jornais. Estão cada vez mais parecidos”.
Já o editor executivo do Globo, Luiz Antônio Novaes, conhecido como Mineiro, brincou e disse que "foi um momento de inspiração divina”.
A foto foi tirada pela Associated Press. Aliás, não seria mais interessante que os jornais utilizassem fotos dos seus profissionais? Ou será que a segurança do Papa impediu o acesso dos fotojornalistas dos veículos brasileiros? Pode ser também que os próprios editores tenham dado preferência à foto da agência, em detrimento do trabalho dos seus profissionais.
Uma coisa é certa: fotos próprias teriam evitado, pelo menos em parte, esse jornalismo pasteurizado. É outra boa discussão...
O Papa no Brasil: Marketing de oportunidade
Broadcast Him
quarta-feira, maio 09, 2007
Lista de canais de TV na Internet
O site http://www.freetv.com traz uma lista de canais que são exibidos na Internet e oferece um sistema de busca por continente, país, idioma e gênero de programação.
Confira!
terça-feira, maio 08, 2007
A faxineira Sônia: heroína do mundo em rede
Mas, em poucos dias, o vídeo virou "febre" na Internet e se transformou em motivo de conversas, ou seja, foi "agendado" pela web, na lógica do agenda-setting, como acontece com o que é veiculado nos meios de comunicação de massa.
A faxineira Maria Sônia de Souza, que nunca tinha ouvido falar da Web e muito menos do YouTube, acabou virando uma"marca", que agora é utilizada por uma loja virtual, que vende eletroeletrônicos. Em reportagem no site G1, da Rede Globo, ela diz:
"Não sei se vou ganhar dinheiro com isso. Eu deixo tudo na mão de Deus e olha o que está acontecendo na minha vida: eu fiquei famosa, já sai em jornal, ganhei a loja e até dou autógrafos na rua".
Estranha esta era em que vivemos, muito estranha...
Veja o vídeo da heroína virtual, mítica e pós-moderna:
segunda-feira, maio 07, 2007
TV Digital em Portugal
Entre os posts já publicados está um que mostra como anda a TDT nos países da Europa que já iniciaram o processo de transição do sinal analógico para o digital. Há ainda notícias sobre as inovações tecnológicas que envolvem o assunto, além de considerações de estudiosos, profissionais e observadores.
O blog é escrito em português de Portugal (pelo menos tento).
A União Européia prevê o apagão analógico para 2012.
sexta-feira, maio 04, 2007
Curta às sextas: Manual para atropelar cachorro
Link: Manual para atropelar cachorro
Editora Sage: acesso grátis às revistas científicas
A editora britânica SAGE anunciou o livre acesso on-line das 23 revistas que edita na área dos Media and Communication Studies, de 1 de Maio até 30 de Junho. Mediante um simples registo, estão disponíveis as versões integrais de todos os textos de todas as edições.
quinta-feira, maio 03, 2007
O jornalismo tradicional que recorre aos blogueiros
Segundo Castilho,
"Quando os primeiros flashes ao vivo começaram a ser transmitidos pela TV norte-americana, o primeiro verbete sobre o tiroteio já estava sendo escrito por alguns dos quase 2.074 editores voluntários que participaram do maior mutirão jornalístico que se tem notícia na história da internet.
Enquanto tudo isto acontecia, admitiram alguns editores da CNN, a imprensa norte-americana não sabia que direção tomar porque os jornais e a TV tiveram que correr atrás dos blogueiros, testemunhas oculares, repórteres amadores com câmeras digitais etc. A notícia que antes era trazida pelos repórteres, fotógrafos e cinegrafistas profissionais, chegou às redações por outros canais, quase todos eles amadores."
Leia aqui o artigo completo.
Dinheiro para a TV digital brasileira
quarta-feira, maio 02, 2007
ONU credencia blogueiro. Google não.
A propósito: o Google News não aceita colocar blogs individuais em seu rol de sites monitorados. Parece que o gigante da Internet está na contra-mão da história dos meios online.
terça-feira, maio 01, 2007
Otávio Frias, o amigo dos norte-americanos.
É preciso rever um pouco a história para saber como esses impérios foram construídos. Segundo narra Nelson Werneck Sodré, na página 440 da 4ª edição do seu livro "História da Imprensa no Brasil", Frias teria sido testa-de-ferro de grupos norte-americanos que, logo após o Golpe Militar de 1964, instalaram no Brasil todo seu poderio de imperialismo cultural, que passava pela manipulação de jornais. Sodré diz:
"Em São Paulo, antigo criador de aves e ovos, Otávio Frias de Oliveira, tornava-se, por singular passe de mágica, proprietário da empresa jornalística Folha de S.Paulo, que mantinha três diários dos mais importantes da capital paulista. (..) Tratava-se, evidentemente, de grave ameaça à cultura brasileira, numa fase em que vinha ela atravessando séria crise, por força das condições esterilizadoras criadas pela ditadura."
O que ocorria é que as empresas estrangeiras, por força da lei, não podiam ser donas de grupos midiáticos no Brasil e os norte-americanos, no auge da Guerra Fria e com a necessidade de expandir seus mercados e vender o "american way of life", utilizavam cidadãos brasileiros para que esses estivessem à frente de grupos que, na verdade, eram meros motores da propaganda dos Estados Unidos.
"A César o que é de César", já disse Jesus Cristo.
(Imagem: Allposters)