quinta-feira, fevereiro 01, 2007

TV por assinatura via Internet no mercado brasileiro

Está sendo anunciado que as empresas de telefonia que operam no Brasil devem entrar no mercado de TV por assinatura via Internet (IPTV) até o final do ano. As que saíram na frente nessa corrida foram a Telemar e a Brasil Telecom, que pretentem se tornar produtoras de conteúdo para a televisão.

Mas, para que isso seja viabilizado, são necessárias mudanças na regulação, o que envolve um grande jogo de poder que funciona nos bastidores.

É que, na prática, a IPTV vai funcionar como um preparativo para que as empresas de telefonia possam depois entrar no mercado de TV digital e produzir programas para serem transmitidos também via celular.

A intenção de permitir a entrada dessas empresas no mundo da televisão digital já foi manifestada pelo presidente Lula, apesar do forte lobby das grandes emissoras em operação hoje na TV aberta. Lula estaria ressentido com a mídia tradicional brasileira pela cobertura do escândalo do mensalão e teria interesse em diminuir o poder dos grandes grupos.

Está em causa um imenso mercado televiso, hoje dominado por meia dúzia de famílias, que pode ser pulverizado. Será o início do fim de impérios como Globo e SBT?

Nenhum comentário: